Associação portuguesa de Brignais apresentou plano de atividades para os próximos 6 meses


A Associação cultural portuguesa de Brignais (ACPB), na área metropolitana de Lyon (69), revelou no fim de semana passado o seu programa de eventos para os seis primeiros meses de 2025.

“Após uma reunião de toda a direção, foi decidido que seriam organizados vários eventos culturais e recreativos além dos almoços e jantares que são propostos em várias datas do mês, mas sempre ao fim de semana. Aqui na associação temos o prazer de contar com uma equipa de cozinheiros que elaboram várias receitas de pratos tradicionais e regionais portugueses e franceses” disse Luís Gomes, o Tesoureiro da associação.

Na agenda consta um Torneio de matraquilhos no mês de fevereiro, um concurso de sueca em março, dois serões de Fado, no dia 4 de maio – como a associação tem a responsabilidade de organizar há já longos anos – a Festa em honra de Nossa Senhora de Fátima. Em acordo com o pároco de Brignais, haverá celebração da Santa missa solene com as duas comunidades – francesa e portuguesa – com uma procissão nas ruas adjacentes à igreja de Brignais e reunirá certamente centenas de devotos da Virgem Maria, como tem sido habitual. Pela tarde, a festa continua com a presença de várias animações, grupos folclóricos e certamente um artista da canção portuguesa para abrilhantar a noite de baile que vai encerrar este dia de festa “onde não faltarão os bons petiscos à portuguesa” garantiu o Tesoureiro Luís Gomes.

Ainda antes das férias grandes dos meses de julho e agosto, a associação organizará um Festival de folclore e a tradicional Festa de S. João que estão em fase de preparação.

“Também queria anunciar que as ementas propostas pelos cozinheiros, que são muito variadas, estão sujeitas a reserva, pois nós temos apenas capacidade para 60 pessoas na nossa sala de convívio. Reservem com tempo, se a vossa escolha é para tal ou tal prato. Estamos a planear para breve um Couscous à portuguesa pois, segundo a história, nós talvez tenhamos sido os inventores deste prato, com base no cozido à portuguesa, dizem os especialistas” concluiu Luís Gomes ao LusoJornal com um sorriso.

Brignais também tem como ambição de reconstituir de novo um grupo de folclore, visto que a maior parte dos sócios são do norte de Portugal onde o folclore é o lazer mais apreciado pela Comunidade portuguesa que aqui reencontra as suas raízes e as suas origens.