Associação Portuguesa de Haguenau já tem 39 anos


No ano passado, a Associação Portuguesa de Haguenau (67) realizou várias festas e convívios, como por exemplo um “Diner Dansant” e a Festa do Sócio, para além dos jantares típicos portugueses que acontecem todos os sábados na associação.

Esta coletividade portuguesa no Grand-Est conta já com 39 anos de existência desde a sua fundação oficial em 14 de setembro de 1985.

Em Haguenau foram chegando emigrantes portugueses nos finais dos anos 60, tendo como ponto de encontro, no centro da cidade, o Café Ambulância e o PMU para tentarem a sua sorte jogando no “Tiercé”. Formaram assim um grupo que originou uma equipa de futebol de amigos. O primeiro jogo realizou-se no antigo estádio de Futebol Real Werle, em Haguenau, tendo como equipas participantes os Solteiros contra os Casados.

Foi este momento que deu início à associação portuguesa que ainda hoje existe.

As inscrições dos primeiros sócios “clandestinos”, ocorrerem nos anos 70 e foram depois oficializados no ano de 1985, encontrando-se hoje gravado os nomes dos sócios fundadores numa placa na sede da associação: Manuel Marinho, Fausto Martinho, José Henriques, José Nogueira, Eduardo Azevedo e Aquiles Carinhas.

Atualmente a associação é presidia por Eduardo Santos, que anteriormente fez parte do Conselho fiscal, na fundação oficial.

“Hoje, esta associação, embora com poucos sócios por razões diversas, é uma associação bem viva, dinâmica, única, diferente de muitas outras e os sócios sabem bem o porquê de ela ser diferente” diz Eduardo Santos ao LusoJornal.

Todos os sábados é proposto um jantar típico português. As reservas são feitas através do número de telefone 06.18.09.09.53.

Mais informações também podem ser encontradas na página Facebook “Association Portugaise de Haguenau”. O clube está localizado em 63 route de Marienthal; em Haguenau.

Esta coletividade tornou-se um cantinho único, onde reina o convívio, a alegria, o conforto e o bem-estar, aberto a todos os Portugueses.