Association Portugal du Nord au Sud comemorou o 10° aniversário

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]



A Association Portugal du Nord au Sud de Saint Brice-sous-Fôret (95) comemorou o seu 10° aniversário com dois eventos no Complexo Polivalente de Andilly. No sábado, dia 7 de outubro, organizou um concerto com Leandro e baile animado pelo agrupamento musical 25 de Abril, e no domingo 8 de outubro subiu ao palco Carlos Pires e a sua orquestra, e depois o cantor Toy.

No domingo estiveram em palco os Deputados Paulo Pisco, da Assembleia da República portuguesa, e Dominique da Silva, da Assembleia Nacional francesa, assim como o antigo Deputado e antigo Secretário de Estado das Comunidades, Carlos Gonçalves.

Visivelmente contente por ter tido casa cheia durante os dois dias, o Presidente da associação aniversariante agradeceu aos “artistas conhecidos que aceitaram vir cantar para uma pequena associação” disse ao LusoJornal. “Isto anima-nos”.

Há 9 anos, para o 1° aniversário da associação, o LusoJornal dizia na reportagem que Mathias Isidoro era o mais novo Presidente de uma associação portuguesa porque ainda tinha 17 anos quando fundou a coletividade, apoiado pelos pais.

Agora, diz que o resultado “é um trabalho de equipa” e que conta com o apoio dos pais, do irmão, dos tios e dos primos, “aos quais se juntam os outros membros para constituir uma grande família. Sem eles nunca poderíamos fazer o que fazemos. Podemos ter ideias, mas sem uma equipa, nada é possível. Eles merecem também reconhecimento até porque, às vezes, não é fácil aturar-me” confessa o jovem Presidente.

O Deputado Paulo Pisco, eleito pelo círculo eleitoral da Europa, felicitou os voluntários da associação e discursou em português, alegando que “o melhor instrumento do génio de um povo, é a sua língua”.

“Não podia deixar de estar presente neste momento importante do 10° aniversário da associação. Têm aqui um grupo muito forte, com muitos projetos importantes. Eu já assisti aqui a peças de teatro sobre a história da emigração portuguesa. Esta associação é a alma da nossa Comunidade” e pediu uma salva de palmas para a coletividade aniversariante.

Também para o Deputado Dominique da Silva, este aniversário corresponde a “10 anos de sucesso” e agradeceu por trabalharem nestas ligações entre a França e Portugal. “A amizade é forte entre Portugal e a França. Eu orgulho-me de ter origens portuguesas, na Póvoa de Varzim e em Barcelos. Sou francês, mas também sou português”.

No seu discurso, o Deputado daquele círculo eleitoral lembrou que 2024 “é um ano especial”. Porque vai comemorar-se os 50 anos da Revolução dos Cravos e “espero que a associação prepare esses festejos” e também porque haverá eleições europeias. “A Europa tem de progredir, mas temos de estar unidos, até para garantirmos a paz no nosso continente”.

Para Carlos Gonçalves “é uma honra enorme estar a partilhar este aniversário convosco, porque estamos sobretudo a comemorar o trabalho, o empenho, a dedicação, a devoção, o amor, desta Comunidade a Portugal, à sua língua, à sua cultura, o amor à sua terra de origem” disse em cima do palco.

Felicitando também todos os que colaboram com a associação, Carlos Gonçalves lembrou “os que estão ali atrás, são eles que dão o corpo a uma instituição que nos permite que a nossa língua e cultura estejam bem visíveis”.

Ainda mal passou este evento e Mathias Isidoro já está a pensar na Festa da Castanha, que terá lugar no Ginásio Cosec, em St Brice-sous-Fôret, em novembro, com entrada grauita e com castanhas que vêm de Trás-os-Montes.

Já perto da quadra natalícia, a associação vai participar em vários Mercados de Natal para “promover Portugal”, em Ermont, Auvers-sur-Oise, Luzarches e Saint Brice.

De realçar também que a associação tem aulas de português, com 180 alunos inscritos, entre adultos e crianças.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]