Cívica

Autarcas franceses de origem portuguesa querem encontrar autarcas portugueses durante as férias

Os autarcas franceses de origem portuguesa decidiram marcar encontros com os autarcas portugueses, em Portugal, durante as férias de verão. A decisão foi tomada durante um jantar organizado recentemente no Senado francês, e que juntou cerca de 40 Delegados Departamentais e Regionais da Cívica, a associação de autarcas franceses de origem portuguesa.

“Foi solicitado que os membros da Cívica aproveitassem as férias em Portugal para, na medida do possível, reunirem com as autarquias locais” explicou ao LusoJornal o Presidente da Cívica, Paulo Marques. “É no local de férias que os membros costumam entrar em contacto com as autarquias de onde são originários”.

Paulo Marques disse ao LusoJornal que já estão agendados encontros com as Câmaras municipais de Amares, Aveiro, Ourém, Penacova, Cascais, Albufeira e Loulé, cidade onde aliás está a decorrer uma exposição com o apoio da Cívica sobre “Os Deportados Portugueses e de Loulé no III Reich”.

Em Albufeira vai decorrer, entre os dias 4 e 30 de outubro, uma exposição sobre a primeira guerra mundial “De Lágrimas e de Lama… 14-18 nos olhos de um soldado”. Esta exposição, que já circulou na Alemanha e na França, finaliza em Portugal com os 100 anos do Armistício e da presença portuguesa na Grande Guerra.