CIVICA no Congresso da AMIF para reforçar visibilidade dos autarcas franceses de origem portuguesa


A Civica, associação de autarcas franceses de origem portuguesa, participa, nos próximos dias 2 e 3 de junho, no Congresso da AMIF – Associação dos Maires da Île-de-France, um dos mais importantes encontros anuais dedicados aos autarcas locais da região parisiense. O evento decorre no Hall 6 do Paris Expo – Porte de Versailles, entre as 9h00 e as 18h30, reunindo centenas de Maires, Maires-Adjoints, Conselheiros municipais, técnicos e parceiros institucionais num “espaço de debate, formação e apresentação de soluções inovadoras para a gestão das autarquias”.

A presença da Civica, no stand A08, inscreve-se na estratégia de afirmação pública da associação, que desde a sua criação tem procurado valorizar o papel dos autarcas franceses de origem portuguesa e reforçar a sua participação na vida política local.

Sob a presidência de Paulo Marques, Maire-Adjoint de Aulnay-sous-Bois, a associação tornou-se um ponto de encontro e de cooperação entre autarcas, promovendo a partilha de experiências, a formação contínua e a defesa de uma maior representatividade da Comunidade lusodescendente nas instituições francesas.

O Congresso da AMIF, que este ano tem como tema “Engagement & Proximité de l’Élu Local – Quelles clés pour réussir son mandat?”, assume particular importância no início da nova mandatura municipal 2026–2032. Para a Cívica, trata-se de um momento privilegiado para acolher novos autarcas, estabelecer contactos com parceiros públicos e privados e apresentar o trabalho desenvolvido junto das autarquias da Île-de-France e de outras regiões.

Ao longo dos dois dias, o stand da Civica recebe autarcas, responsáveis institucionais e visitantes interessados em conhecer melhor a presença portuguesa no poder local francês.

A inauguração do stand da Civica está prevista para o dia 2 de junho, às 9h30, na presença de Stéphane Beaudet, Presidente da AMIF, e de Valérie Pécresse, Presidente da Região Île-de-France.

No dia 3 de junho, a Civica participa – enquanto membro do júri desde a primeira edição – na entrega dos Prémios aos Conselhos Municipais das Crianças e dos Jovens (CMEJ) com a presença anunciada de mais de 300 jovens membros destes Conselhos Municipais.

A participação no Congresso da AMIF confirma o papel crescente da Civica como estrutura de referência para os autarcas de origem portuguesa e como ponte entre a cidadania local francesa e a diáspora lusófona. Num contexto em que a presença portuguesa continua a ser uma das mais expressivas na Île-de-France, a associação reafirma a importância do compromisso cívico, da proximidade com os cidadãos e da valorização das identidades que compõem o tecido social francês.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Não perca