Avançado Tiago Morais contratado pelo Lille de Paulo Fonseca ao Boavista


O futebolista internacional sub-21 português Tiago Morais foi contratado pelos franceses do Lille ao Boavista, da I Liga, assinando por quatro épocas e meia com a equipa treinada pelo luso Paulo Fonseca, comunicaram ontem os dois clubes.

Os montantes envolvidos na transferência não foram divulgados, mas, de acordo com a imprensa, o avançado terá custado quatro milhões de euros (ME) ao quinto colocado do escalão principal gaulês, no qual jogam os compatriotas Tiago Santos e Ivan Cavaleiro.

“Estou muito feliz por estar cá. Venho com a ambição de crescer no Lille e de ultrapassar os meus limites”, referiu o jogador, em declarações citadas pelo sítio oficial dos ‘dogues’.

Tiago Morais, de 20 anos, terminou a sua formação e estreou-se como profissional pelo Boavista, em 2020/21, superando o ex-internacional português João Vieira Pinto como o mais jovem a marcar pela equipa principal portuense, com 17 anos, 10 meses e 27 dias.

Depois de duas épocas iniciais intermitentes, nas quais chegou a alinhar pelos sub-19 e sub-23 ‘axadrezados’, o extremo progrediu com o empréstimo ao Leixões, da II Liga, em 2022/23 e voltou ao Bessa no último verão para assumir a titularidade na ala esquerda.

Tiago Morais estava a ser o segundo nome mais influente do Boavista em 2023/24, atrás do ponta de lança eslovaco Róbert Bozeník, com seis golos e quatro assistências em 20 partidas, numa campanha marcada ainda pela estreia na seleção portuguesa de sub-21.

O dianteiro é a primeira saída consumada na reabertura do mercado pelo Boavista, 12.º classificado da I Liga, que precisa de vender ativos para liquidar dívidas e desbloquear o impedimento de inscrição de novos atletas imposto pela FIFA há três janelas seguidas.