LusoJornal / Jorge Campos

Bar-restaurante «Bom Petisco» em St Fons

Em Saint Fons (69), uma cidade satélite a sul de Lyon, no início do «corredor da química», a Comunidade portuguesa é grande e vive em simbiose e tolerância com mais três Comunidades estrageiras: a brasileira, a magrebina e a caboverdiana.

Aqui se encontram muitos comércios. Dois bares e três restaurantes acolhem várias Comunidades lusófonas. Um deles, o «Bom Petisco», é uma autêntica encruzilhada entre culturas e povos lusófonos e francófonos.

Alberta Maria Santos é a proprietária deste estabelecimento. Está acompanhada pela filha, Flávia Andreia, no bar, e na cozinha por Maria do Carmo.

«Somos de Meimedo, Lousada, perto do Porto. Vim para Lyon há cinco anos, em 2012, e depois, o facto de sempre ter trabalhado na restauração, quase toda a minha vida, concretizei a ideia de abrir um restaurante em meu nome» disse Alberta Santos ao LusoJornal. O restaurante abriu em fevereiro deste ano 2017.

Mas para 2018 Alberta Santos já tenciona aumentar a superfície da sala de restaurante e passar de 25 para «setenta ou mais pratos» por cada serviço. «A parte bar terá também muito mais espaço para acolher os nosso clientes».

Situado na rua principal de St Fons, com facilidade de parque de estacionamento, o «Bom Petisco» está aberto todos os dias, das 6h30 da manhã, até à meia-noite. Ao meio dia tem serviço de restauração, essencialmente para uma clientela de trabalhadores, e à noite só por marcação. Está fechado aos sábados à noite para descanso do pessoal.

«Eu tenho a possibilidade e conhecimento para preparar muitos pratos tradicionais e regionais portugueses, desde as Feijoadas ao Leitão assado, Carnes assadas e outras, e também tudo o que é pratos simples de bar, como moelas, fígado, pipis, polvo, e outros mais» explicou Maria do Carmo ao LusoJornal.

«Gosto muito de vir aqui beber uma cerveja, e ter a possibilidade de comer certos petiscos à portuguesa. Assim até ajuda a matar saudades» disse ao LusoJornal António, um cliente visivelmente contente por estar no «Bom Petisco».

 

Bar-restaurante «Bom Petisco»

33 avenue Gabriel Péri

69190 St. Fons

Infos: 06.06.98.53.39

 

[pro_ad_display_adzone id=”906″]