BD “L’Intranquille Monsieur Pessoa” com tradução de Ricardo Belo de Morais vai ser editada em Portugal


A mais recente novela gráfica do francês Nicolas Barral, “L’Intranquille Monsieur Pessoa” vai ser traduzida para português pelo especialista em Fernando Pessoa Ricardo Belo de Morais, igualmente escritor e investigador literário. Com o selo da editora Levoir, a edição do livro em português está prevista chegar ao mercado nacional entre abril e maio de 2025.

Publicado em França no dia 20 de setembro, pela prestigiada Dargaud, o álbum transformou-se num sucesso de vendas e de crítica em terras gaulesas. Nesta nova incursão do artista Nicolas Barral por terras portuguesas, apresenta-se em novembro de 1935. Fernando Pessoa vive os seus últimos dias e Simão Cerdeira, jovem estagiário do Diário de Lisboa, é incumbido de escrever o obituário do escritor de quem nada sabe. O aprendiz de jornalista seguirá meticulosamente o rasto da vida do escritor e vai questionar as principais testemunhas da existência desta enigmática personagem. Ao mesmo tempo, Pessoa prepara a sua morte, enfrentando os fantasmas dos heterónimos e tentando terminar o “Livro do Desassossego”.

A novela gráfica “L’intranquille Monsieur Pessoa” foi incluída, em novembro passado, na Seleção Oficial do Festival de Banda Desenhada de Angoulême – e é candidata ao prémio de melhor álbum do ano, no maior e mais conceituado festival de banda desenhada da Europa.

LusoJornal