Berta Nunes visitou Toulouse e encontrou elementos da Comunidade portuguesa

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

A Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas efetuou uma visita a Toulouse, entre os dias 4 e 6 de outubro. Logo no primeiro dia, na segunda-feira desta semana, Berta Nunes jantou e reuniu com os funcionários do Vice-Consulado de Portugal naquela cidade.

Já na terça-feira, foi recebida na Mairie de Toulouse por Jean-Claude Dardelet, Maire-Adjoint.

Depois desta receção, decorreu um almoço com alguns elementos diretivos da Comunidade portuguesa em Toulouse, nomeadamente na área associativa. Neste encontro, em que a Secretária de Estado foi a principal oradora, estiveram presentes Miguel Novo Costa, Presidente da Federação Portuguesa de La Haute Garonne e membro do grupo folclórico Violetas de Toulouse; Martinho Carneiro, Presidente do ASFP Lusitanos; Manuel André, locutor radiofónico de programas em língua portuguesa e francesa; Stephanie Duarte, advogada na barra de Toulouse e Secretária do Business Development Group France Portugal; José Rodrigues, Presidente da Associação da Feira Lusitana de Gastronomia e Artesanato de Toulouse; Ilidio Santos, Presidente do Comité de geminação entre Quint-Fonsegrives e Leiria; Myriam da Silva, membro do Grupo folclórico Vila Rosa de Toulouse; Manuel Fernandes, luso-eleito na Mairie de Quint-Fonsegrives; Edgar Rosendo, da Rádio Occitanea, autor de um programa em língua portuguesa; Cristina Graça, professora de português do Instituto Camões na região; Maria Graux, Diretora do Instituto Lusófono; José Carlos Pereira, membro da Associação Portuguesa dos Pirinéus Orientais, em Perpipgan; Vítor Oliveira, Presidente do Business Development Group France Portugal; Carolina Amado, Conselheira das Comunidades eleita nas áreas consulares de Bordeaux e Toulouse; Carlos Vinhas Pereira, Presidente da Câmara de comércio e indústria franco-portuguesa (CCIFP); David Pratas, Presidente da Delegação da CCIFP na região Occitanie; e Nuno Monteiro, Administrador da mesma Delegação.

Estavam ainda à mesa a Adjunta da Secretária de Estado, Cristina Coelho, que é também responsável pelo Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora (GAID), o Cônsul Geral de Portugal em Bordeaux Mário Gomes e o Vice-Cônsul de Portugal em Toulouse, Miguel Costa.

Neste almoço foi possível ouvir os diversos participantes, nomeadamente sobre as atividades associativas de cada um, e igualmente sobre o atual estado da diplomacia económica e dos serviços consulares. Ficando vincado por parte dos líderes associativos que “essas devem ser áreas a apostar num futuro próximo”.

Berta Nunes referiu que as notas estavam tomadas e que os diversos assuntos iriam merecer a melhor atenção por parte das diversas áreas do Governo com as responsabilidades das pastas elencadas.

Já depois do almoço, a Secretária de Estado e a respetiva comitiva visitaram o empresário Mário da Ponte, um dos maiores empresários portugueses em França.

 

Inauguração da Delegação da CCIFP/Occitanie

Pelas 17h00 de terça-feira, decorreu a inauguração da Delegação da Câmara de comércio e indústria franco-portuguesa (CCIFP) na Occitanie.

Nesta inauguração esteve presente Jean-Claude Dardelet, em representação do Maire de Toulouse e a cerimónia foi conduzida por Nuno Monteiro, Administrador da Delegação, Carlos Vinhas Pereira, Presidente da CCIFP e David Pratas, Presidente da Delegação. Assistiram diversos convidados, de diversas áreas de negócio e igualmente do meio associativo. Durante a apresentação foi possível ouvir os serviços e vantagens de pertencer à Câmara de comércio, e quais os objetivos da mesma no futuro.

Dentro destes empresários e citando alguns deles, estiveram presentes Mário da Ponte, Vítor Mariano, Anne-Marie Teixeira, Myriam da Silva, diversos Diretores de bancos com ligação à Comunidade portuguesa, e ainda diversos agentes imobiliários e promotores com interesse em Portugal.

No evento, para além de Berta Nunes, Mário Gomes e Miguel Costa, registou-se ainda a presença de Anne-Marie Mouchet, Cônsul Honorária de Portugal em Pau.

Já na quarta-feira, a Secretária de Estado terminou a sua visita a Toulouse com uma visita ao supermercado Nosso, que comercializa produtos portugueses, e com uma entrevista num programa especial na Rádio Occitanea, conduzida por Manuel André e Edgar Rosendo.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]