Blois: Nathalie de Oliveira na Universidade de Verão do PS francês

[pro_ad_display_adzone id=”41077″]

 

A Deputada socialista eleita pelo círculo eleitoral da Europa na Assembleia da República portuguesa anunciou hoje que vai participar, nos dias 26 e 27 de agosto, em Blois, na Universidade de Verão do Partido Socialista francês.

A Universidade de Verão do PS dura três dias – 26, 27 e 28 de agosto – com um vasto programa de reflexão sobre o futuro da esquerda em França e na Europa, num contexto de guerra na Ucrânia, depois de um ano eleitoral em França que baralhou os equilibrios políticos, ainda sob o impacto de uma pandemia que se transformou agora numa urgência climática.

“O nosso desejo é centrar o nosso trabalho depois desta sequência eleitoral, nas lições a tirar dela e no caminho para a construção de um novo Partido Socialista. Mais espaço é deixado os militantes para falarem e para os momentos de reflexão coletiva” diz uma nota de imprensa do partido.

Este será também um momento para que os militantes encontrem personalidades políticas e vindas da sociedade civil.

Na sexta-feira, dia 26, os socialistas franceses querem tirar lições das duas eleições recentes, as Presidenciais e as Legislativas, colocando três perguntas muito concretas: O que espera o eleitorado de Esquerda do Partido Socialista? Estamos a assistir a um regresso da Esquerda popular em França? Quais os impactos destas eleições nas ações dos militantes socialistas?

O segundo dia, sábado, vai ser debatido o lugar do Partido Socialista no seio da Nupes, dando a palavra ao movimento social e aos militantes de causas. E nesse mesmo dia, à tarde, os militantes vão ser solicitados para imaginarem o partido com que sonham para os próximos anos.

O slogan geral do evento vai ser “Para um novo Partido Socialista”.

Para além de Nathalie de Oliveira, militante da Secção do PS francês de Metz, participa também, enquanto oradora, a lusodescendente Carla Dugault, Présidente de la Federação de pais FCPE.

O Secretário Geral do PS francês vai discursar no sábado às 18h00.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]