Boa Notícia: Cristo ressuscitou!

[pro_ad_display_adzone id=”41081″]

Quando comecei a minha colaboração com o LusoJornal, sugeri para esta rubrica o título de “boa notícia” e as motivações são evidentes: por um lado é o significado literal da palavra “Evangelho”, por outro, esta coluna é publicada semanalmente num jornal de notícias. Algumas são boas, outras são más… mas a melhor (a “Boa” notícia em absoluto) é a que escutaremos no Evangelho do próximo domingo (domingo de Páscoa): Cristo ressuscitou!

Mas é realmente a “melhor” notícia? Tudo depende do significado que atribuímos à Ressurreição: se se trata apenas do relato da reanimação de um cadáver, não deixa de ser um acontecimento extraordinário e insólito, no entanto sem relevância para a minha vida. É Páscoa… mas a mim, que me importa?!

O que significa a Ressurreição?

O sepulcro vazio, o sudário e as ligaduras no chão confirmam as palavras de Pedro: «Deus ressuscitou Jesus, libertando-O dos grilhões da morte, pois não era possível que ficasse sob o domínio da morte» (At 2,24). A vitória definitiva sobre a morte revela-O Senhor absoluto e incontestado da Realidade, o grande mistério que funda as questões de todos os homens.

A Sua ressurreição qualifica a nossa vida e permite-nos construir com renovada confiança o nosso amanhã, sem que isso desvalorize o dia de hoje. O Ressuscitado dá sentido à vida, coloca-nos nas mãos de Deus e transforma até a noção do tempo: o passado não é memória angustiante, mas passagem (“Páscoa”) necessária para novas conquistas; o futuro não é uma incógnita, mas um horizonte luminoso que nos aguarda de braços abertos; o presente não é um instante fugaz, mas mais um passo dado num Caminho de fé e esperança.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]