Boa Notícia: «Tomai: isto é o meu Corpo»

[pro_ad_display_adzone id=”41081″]

 

No próximo domingo celebraremos a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, conhecida também como festa do Corpo de Deus. Tradicionalmente esta solenidade celebra-se na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade. Todavia, nalgumas nações, tais como França e Itália, onde foi eliminado o feriado nacional, esta solenidade é adiada para o domingo sucessivo.

Esta festa é um convite a meditarmos o mistério da presença real, concreta, atual e salvífica de Cristo na Eucaristia. A festa do Corpo de Deus recorda-nos que, no pão e vinho consagrados, Jesus está presente não como uma “coisa”, mas como uma pessoa, como um “eu” que se doa a um “tu”. Trata-se de um verdadeiro encontro com alguém e portanto, de uma possibilidade concreta de comunhão entre pessoas. No entanto, a Missa é vivida por vezes como um peso, uma canseira, uma perda de tempo…

É verdade que nem todas as homílias brilham pela sua atualidade e pertinência, mas ao centro está a Palavra, não a sua explicação!

É verdade que os cânticos nem sempre são ao nosso gosto (ou bem afinados…), mas criticar é muito mais fácil do que fazer melhor!

É verdade que também podemos rezar sozinhos em casa, mas sem a celebração comunitária e o encontro com os irmãos arriscamo-nos a trair a nossa fé!

Ludwig Feuerbach, um famoso materialista ateu, escreveu que «o homem é aquilo que come». Sem sabê-lo, este filósofo alemão deu-nos uma óptima definição da Eucaristia: graças a ela o homem pode converter-se naquilo de que se nutre, ou seja, torna-se porção do corpo de Cristo; torna-se membro da Igreja!

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]