Calema editou o seu segundo disco

A dupla Calema, composta pelos irmãos António e Fradique – que conta com mais de 100 milhões de visualizações no youtube e mais de 100 concertos realizados no último ano em 12 países europeus e africanos – editou o seu segundo disco ANV no passado dia 20 de outubro, sob a chancela da Sony Music.

O lançamento do single “Vai”, foi a grande afirmação dos Calema em Portugal, que marcou a estreia em airplay nas rádios nacionais.

Depois deste sucesso, seguiu-se a “A Nossa Vez”, tema que dá nome ao segundo álbum de originais e que uma vez mais consolida o talento e amor pela música dos dois irmãos. ANV, é um álbum que exprime as características da dupla e que espelha a sua dedicação à música. Composto por 11 temas totalmente originais, e de sua autoria, o novo disco fala acima de tudo das relações que se estabelecem e o caminho entre o amor, o ciúme, a família, as origens, a resiliência, e até as saudades…

“Tudo o que nos move e alimenta a alma está neste disco”. A 13 de abril estreiam-se no Coliseu de Lisboa, onde será apresentado pela primeira vez ao vivo o álbum ANV.

 

Jovens de São Tomé e Príncipe moraram em Paris

Fradique e António Mendes Ferreira, nasceram em São Tomé e Príncipe e moraram em França durante muitos anos. Com a mesma mestiçagem que carateriza o povo Santomense, descendem de Caboverdianos, Portugueses e Angolanos transportando em si uma rica e diversa herança cultural que os conduziu à paixão pela música.

Frequentam a instrução primária em São João dos Angolares, onde fizeram parte do grupo coral da Igreja de Santa Cruz dos Angolares, e foi aí que tudo começou… que sentiram que era este o caminho.

Calema surge em 2006 e significa uma especial ondulação na costa africana, como as ondas ao chegar à praia trazem consigo sempre alguma coisa, os Calema querem sempre trazer alguma coisa a todos os que o ouvem.

Participaram em vários concursos internacionais, com destaque para o “The Voice France”, do qual foram um dos 20 finalistas e foram ainda vencedores do concurso de música realizado em Mutzig, no este da França, denominado “Lusartist” e onde começaram a trabalhar o disco de estreia “Bomu Kêlê” (“Vamos acreditar”, em crioulo), o disco de originais em crioulo e em português.

 

Um álbum totalmente pop

ANV, é considerado um álbum totalmente pop, é também para os dois irmãos mais um exemplo de resiliência e de amor pela música, ambos venceram barreiras e obstáculos e afirmaram-se na música em Portugal. Da roça para o sucesso, neste momento, o total de views no youtube atinge mais de 100.000.000 views.

Sempre atentos e dedicados a todos os que seguem, os Calema presenteiam-nos com produtos de excelência, levar a qualidade das suas obras ao nível internacional, sempre com cenários de exceção.

 

Responsabilidade social

As questões sociais são uma preocupação constante dos dois irmãos. Neste momento, os Calema têm um chocolate, cujo cacau provém de São Tomé e Príncipe e as vendas revertem a favor de uma instituição local apoiada pela Unicef. O chocolate Calema estará à venda brevemente em Portugal. Com este projeto de responsabilidade social, a dupla ajuda localmente, ao gerar empregos, pois todo o processo é feito em São Tomé, desde a matéria-prima até à produção do chocolate. Apenas os pontos de vendas serão em Portugal.

Calema, a onda que veio para ficar…