Triatlo Portugal

Campeão do Mundo sub-23 de triatlo crosse é o franco-português François Vié

[pro_ad_display_adzone id=”38157″]

 

O desportista português nascido em França e residente em Alhandra, François Vié, é desde ontem Campeão do Mundo sub-23 de triatlo crosse.

François Vié cumpriu, na Roménia, os 1.000 metros de natação, 26,2 km de ciclismo e 7 km de corrida em 2:09.13 horas, batendo os franceses Jules Dumas e Luuk Chambeyron por 2.31 e 6.46 minutos, respetivamente.

“Um dia incrível que não podia prever. A época passada foi muito gloriosa enquanto júnior de último ano então tinha algum receio para esta mudança de escalão”, admitiu o atleta, em declarações à RTP. “A prova em si foi muito interessante, tive que gerir muito bem o meu esforço para não quebrar nas últimas voltas de bicicleta, sabendo que a corrida era ela também muito exigente”, disse o especialista em ciclismo, depois de deixar para trás o quinteto que seguia no comando.

O estudante de manutenção de aeronaves garante que “nunca” vai esquecer este título mundial logo no primeiro ano de sub-23, assumindo que é “prometedor” para a sua carreira, contudo, sem esquecer “todo o trabalho que resta fazer” para se manter na elite internacional.

Em 2021, François Vié assinou pelo Vélo Club Cheminots Biterrois (VCCBéziers), em França, clube no qual já corriam o pai e o avô do atleta. Nesse mesmo ano, o português foi campeão da Europa e do Mundo júnior de triatlo crosse, vertente em que o ciclismo e a corrida são feitos por trilhos e em percursos sinuosos.

No seu currículo há ainda o título europeu júnior de duatlo e o campeonato europeu de estafetas mistas em triatlo.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]