Cap Magellan: A Queima das fitas regressou a Paris

A Queima, festa de estudantes organizada desde 2013 anualmente pela Cap Magellan, regressou a Paris no dia 21 de outubro. O evento decorreu no bar «Le Mammouth» em Paris, e a noite da Queima contou com animações musicais, concursos, alegria e muito calor!

A festa começou às 19h00, com a chegada dos primeiros jovens que decobriram «La Grotte», a sala do bar «Le Mammouth» onde decorria o evento. Os jovens iam recuperando as pulseiras coloridas e brilhantes, disponibilizadas pela associação, os diplomas simbólicos ligados à lusofonia e começavam a inscrever-se nos sorteios da Cap Magellan e do Banque BCP para ganharem prémios durante à noite.

Os sons do Dj EPA começaram a preencher a sala e começaram também a circular os primeiros passos de dança tímidos, as primeiras fotografias e os primeiros brindes da noite. No muro de «La Grotte» viam-se os vídeos da Queima, e de várias propostas interessantes para jovens estudantes, desde as ofertas do parceiro Banque BCP, como dos programas Erasmus, Serviço Cívico Europeu, plataforma Diffuz, Carte Jeunes Européennes, entre outros.

Pelas 20h00, a Tuna «Oportuna – Ciências da Saúde – Norte» começou sua atuação e foi animando a juventude com os seus sons festivos e académicos e com as serenatas que encantaram principalmente as jovens presentes.

No final da atuação da tuna, realizou-se o sorteio das dez capas académicas com os tunos a entregar as capas às pessoas nomeadas, colocando-as uma a uma sobre os ombros dos vencedores, oficializando assim a entrada no espírito académico da Queima. No final da atribuição das dez capas negras, a música continuou com o Dj EPA, que misturava sons latinos, sons atuais e os clássicos inconfundíveis da música portuguesa que fizeram vibrar e cantar os jovens estudantes presentes.

Às 21h30 chegou a hora da tão esperada revelação dos vencedores do sorteio do Banque BCP que deu aos jovens a possibilidade de ganhar uma coluna Bose, auscultadores sem fio Beats e um Ipad mini de 128G.

A música continuou, toda a gente dançava e cantava, foram lançadas t-shirts das entidades parceiras Super Bock e Sumol e distribuidos brindes ao longo da noite. Perto das 23h00, horário do final da Queima, e horário também de anunciar o vencedor do concurso de fotografia Instagram, cujo prémio era uma ida e volta de avião entre França e Portugal oferecida pela TAP Air Portugal. Este concurso contou com duas premiadas: Jessica Ferreira e Adriana Nunes, que irão brevemente a Portugal quem sabe festejar outras Queimas das Fitas.

«Este ano, tivemos uma Queima calorosa, animada e bem estudantil, com bastantes brindes à mistura deixando os jovens um gostinho de ‘quero mais’. Para todos aqueles que não tiveram a oportunidade de participar neste evento, marcamos encontro para o próximo ano» diz uma nota da Cap Magellan enviada ao LusoJornal.