Capelania Católica Portuguesa em Lyon foi reestruturada

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

No decorrer da celebração eucarística do passado dia 25 de setembro, na Paróquia da Nativité, em Villeurbanne (69), o Padre Eric Besson anunciou o calendário das missas franco-portuguesas que serão celebradas pelos Párocos das duas paróquias onde a Comunidade portuguesa passa agora a ter a possibilidade de se encontrar e de viver a Fé em português. Aproveitou também distribuir novos calendários pelos fiéis.

As duas Paróquias são as da Nativité, em Villeurbanne, e a de St Bruno, no bairro da Croix Rousse, em Lyon. Em Villeurbanne as missas dominicais começam às 9h30 e em St Bruno às 9h00.

O Pároco Matteo Lo Gioco presidirá à eucaristia em St Bruno, mas também dará apoio à Comunidade portuguesa que reside a oeste da cidade de Lyon. O Padre Florent Guyot acolhe os Portugueses, em Villeurbanne, na Paróquia da Nativité, mas também a Comunidade residente na parte este da aglomeração lionesa.

O Padre Eric Besson, atual Capelão, poderá ainda presidir, episodicamente, a algumas celebrações.

 

Catequese em português também foi remodelada

No dia 24 de setembro também teve início a Catequese em língua portuguesa, com uma Jornada de inscrições.

Também aqui houve reestruturação já que fusionaram os dois polos catequéticos existentes até ao mês de julho deste ano: em St. Luc e em Nativité.

Segundo a Pastoral portuguesa, foram numerosas as inscrições no primeiro ano do percurso catequético, e também na continuidade das crianças vindas do polo extinto de St Foy-lès-Lyon por falta de locais disponíveis nesta Paróquia. Uma equipa de catequistas dos dois polos foi formada, com novos responsáveis, e acolherá nas salas de formação da Paróquia de Nativité, em Villeurbanne, os jovens portugueses, ao longo do ano, sob a responsabilidade do Capelão Eric Besson e do Pároco Florent Guyot.

Até à data, existiam quatro Paróquias onde a Comunidade portuguesa do “Grande Lyon” podia assistir às celebrações da Eucaristia: Ste Famillle, St. Bruno, Nativité e Ste. Foy. Hoje, só duas Paróquias poderão propor estas celebrações franco-portuguesas: Nativité e St Bruno. Ste Foy cessou de disponibilizar os seus locais e igreja por falta de espaço e de obras, e em Ste Famille com horários ao domingo, às 18h00, por falta de assiduidade e presença dos fiéis. Foram estas as razões evocadas pelo Capelão Eric Besson.

Também já reuniu a Comissão Fátima Fourvière, e o Padre Eric Besson apresentou uma proposta de criação de uma associação, com estatutos próprios, para esta organização que prepara as peregrinações em honra de Nossa Senhora de Fátima na Basílica da Fourvière, em Lyon.

Os horários das missas estão disponíveis no site da Pastoral Portuguesa de Lyon, AQUI, e todas as informações sobre os serviços e a catequese pode ser solicitada por mail:

apastoralportuguesalyon@gmail.com