Carlos Gonçalves lamenta morte de Jacques Chirac

“Foi o primeiro Presidente da República francesa, e praticamente o único, e ter mantido uma relação muito próxima com a Comunidade portuguesa de França” disse ao LusoJornal o Deputado Carlos Gonçalves, comentando a morte do antigo Presidente francês Jacques Chirac.

Jacques Chirac morreu hoje, aos 86 anos, segundo anunciou o seu genro, Frédéric Salat-Baroux. “O Presidente Jacques Chirac morreu esta manhã pacificamente e acompanhado pela sua família”, disse Salat-Baroux, marido da filha mais nova do antigo Presidente de República, Claude Chirac.

Carlos Gonçalves foi condecorado por Jacques Chirac com a Légion d’Honneur. “Foi um dos políticos que mais me marcou e que conheci antes mesmo de ele ser Presidente da República”.

Há dois momentos que Carlos Gonçalves lembra em particular. O primeiro encontro que teve com o antigo Chefe de Estado, na companhia de Durão Barroso. “Ele falou-nos da Comunidade portuguesa, citava Portugueses que ele conhecia aqui na Comunidade e na sua região. Não estávamos habituados a falar com Presidentes da República estrangeiros que que falavam desta relação muito próxima com a Comunidade” diz o Deputado que interrompeu a campanha eleitoral para falar ao LusoJornal.

O outro momento “é mais pessoal”. Quando Carlos Gonçalves tomou posse de Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, o Presidente Chirac escreveu-lhe. “Guardo religiosamente essa carta. Não estava nada à espera que o Presidente francês me escrevesse. Felicitou-me e desejava-me os maiores sucessos no desempenho das minhas funções”.

 

Marcelo já enviou condolências

O Presidente da República portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou logo de manhã uma mensagem ao seu homólogo francês, Emmanuel Macron, transmitindo à França as condolências pela morte do antigo Chefe de Estado Jacques Chirac.

“O Presidente da República enviou uma mensagem ao seu homólogo francês, Emmanuel Macron, transmitindo à França e aos Franceses sentidas condolências pelo falecimento de Jacques Chirac (…)”, refere o comunicado, divulgado na página da Presidência na Internet.

Segundo a nota, Chirac “foi sempre muito caloroso com as Comunidades portuguesas em França, quer como Maire de Paris, quer como Primeiro-Ministro e Presidente da República Francesa”.

Chefe de Estado de França entre 1995 e 2007, Jacques Chirac teve uma das carreiras políticas mais longas da Europa, ao completar 40 anos em diversas posições políticas, incluindo cargos como Presidente da República, Primeiro Ministro, Vice-Ministro, Maire de Paris e líder de partido.

O antigo Presidente de França, que há vários anos não aparecia em público, sofria de perda de memória, possivelmente causada por uma forma da doença de Alzheimer ou um derrame que teve enquanto estava na Presidência.

Os seus mandatos como Presidente ficaram marcados pelo “não” à segunda guerra do Iraque, iniciada pelos Estados Unidos em 2003, pelo fim do recrutamento militar, pelo reconhecimento da responsabilidade do Estado francês por crimes nazis na segunda guerra mundial e pela sua posição e chamada de atenção sobre a degradação do ambiente.

Chirac também foi o primeiro Presidente francês condenado pela Justiça. Em 2011, foi condenado a dois anos de pena suspensa de prisão por um caso de emprego fictício quando era Maire de Paris.

Jacques Chirac conseguiu conquistar a Presidência francesa em 1995, depois de duas candidaturas sem sucesso (em 1981 e em 1988).

 

Com Lusa

 

[pro_ad_display_adzone id=”23774″]