Carnaval de Groslay perturbado com a neve

A neve quase estragou a Festa de Carnaval que a associação Mogadouro no Coração organizou em Groslay (95) no fim de semana passado.

Este já se tornou um evento da cidade, embora organizado por uma das duas associações portuguesas. No sábado o desfile de Carnaval, que percorre as principais artérias da cidade esteve quase para ser anulado devido à neve que ainda havia nos passeios. “Foi necessário ter muito cuidado porque os passeios estavam muito escorregadios com o gelo” explicou ao LusoJornal Olímpia Garnacho, a Presidente da associação.

Para animar o desfile estava o grupo de bombos da associação, com os “Gigantones”, recriando tradições do planalto mirandez. Este é aliás um dos poucos grupos de bombos em França que têm “Gigantones” e “Cabeçudos”.

De Portugal vieram representantes de várias aldeias do concelho de Mogadouro e trouxeram com eles máscaras e roupas para circularem em Groslay.

O grupo fez uma paragem em frente da Mairie daquela localidade que vai assinar em breve o ato de geminação com Mogadouro, graças aliás à iniciativa da associação.

Depois o “Monsieur Carnaval” realizado pelas mãos dos membros da associação, foi queimado no parque Rosy Varte, completamente coberto de neve.

No domingo teve lugar o Almoço de Carnaval que juntou cerca de 250 pessoas para partilharem uma refeição tradicional de Mogadouro: alheiras e linguíça caseira para começar, seguindo-se Casulas com Bulho caseiro. Casulas é um prato da região, que consiste em feijão seco, e o Bulho é um enchido de fumeiro recheado com várias carnes de Porco.

No almoço estavam presentes Bruno Bento e Nuno Felgueiras, enquanto representantes do Banco Santander Totta em Paris, e a animação esteve a cargo de Alexandre Silva.

Apesar das condições climáticas não terem sido as melhores, o almoço decorreu com alegria e quem não conhecia estes pratos tradicionais, ficou a conhecê-los.

Olímpia Garnacho aproveitou para anunciar o próximo evento: um concerto de fado, no dia 17 de março, na Igreja de Groslay, com Tereza Carvalho, seguindo-se um jantar português na sala de festas da cidade.