Celebração do 10 de Junho com folclore em Jassans-Riottier

A Associação Cultural e Desportiva dos Portugueses de Jassans-Riottier (69) celebrou, no passado domingo, dia 10 de Junho, o Dia de Portugal com um Festival folclórico que organizou no parque de campismo de Jassans.

As festividades iniciaram-se pelas 11h00, tendo os presentes apreciado ao almoço as especialidades que eram propostas, como o bacalhau, o frango, as febras, entre outras.

Delfim Fernandes, o Presidente desta associação, mostrava a sua satisfação pela enorme afluência de público, bem como todas as respostas positivas que receberam dos grupos convidados a participar.

O festival decorreu ao ar livre, com o sol a fazer-se sentir durante todo o dia, o que proporcionou um ambiente muito agradável a todos os visitantes portugueses e franceses.

Com a animação sonora a cargo de Sono Ritmo, de Mário Ribeiro, aos 5 grupos folclóricos participantes que vieram de toda a região de Lyon – Mocidade do Minho de Saint Maurice-l’Exil, Rosas do Minho de Chapelle-du-Guinchay, Estrelas Douradas de Lyon 6, Rancho Etnográfico de Neuville e Alegria do Minho de Tullins-Fures – juntaram-se ainda 3 grupos de «dança moderna» – Danças Modernas de Quincieux, Dloma de Trevoux e Nova Geração de Jassans-Riottier, o grupo da casa – proporcionando a todos uma tarde de diversidade cultural em português.

O Presidente da ACSP de Jassans-Riottier agradeceu ainda a forma cordial como decorreram as festividades, o empenho e apoio de todos os voluntários neste grande dia da associação e a presença dos ilustres convidados, com destaque para os representantes da Mairie de Jassans-Riottier, o Conselheiro das Comunidades Portuguesas Manuel Cardia Lima e o representante do Banco Santander Totta em Lyon, António Rabeca.

Aproveitou ainda a ocasião para informar que a ACSP levará a cabo no próximo dia 8 de julho, a partir das 11h00, igualmente no Parque de campismo de Jassans, uma festa com porco no espeto e jogos tradicionais portugueses, que marcará o encerramento das atividades antes das férias de verão.

Este dia encerrou com os acordes da Portuguesa, hino nacional de Portugal e da Marselhesa, hino nacional de França, num momento de especial emoção para todos os presentes.