Cerimónia de entrega de Certificados de Língua Portuguesa em Yerres

[pro_ad_display_adzone id=”38158″]

A Coordenação do Ensino Português em França, em parceria com a Coordination des Collectivités Portugaises de France (CCPF) organizou este fim de semana, no Teatro de Yerres (91), mais uma edição da cerimónia de entrega de Certificados de Língua Portuguesa aos alunos que realizaram os seus exames no dia 14 de maio de 2022.

O processo de certificação de aprendizagens contou com 10 centros de exame, distribuídos por 6 áreas consulares – Paris, Lyon, Bordeaux, Toulouse, Tours e Marseille, num total de 668 alunos que realizaram exames desde o nível A1 ao nível C1. Segundo a Coordenação de ensino, a taxa de aprovação foi de 96%.

Neste evento, em Yerres estiverem presentes 165 alunos dos cursos de português, provenientes de 51 escolas, localizadas em 43 cidades da região parisiense, que receberam os Certificados de Língua Portuguesa, desde o nível A1 até ao nível C1, numa cerimónia à qual assistiram cerca de 600 pessoas. A certificação de aprendizagens é da responsabilidade conjunta do Ministério da Educação português e do Ministério dos Negócios Estrangeiros, através do Instituto Camões.

Estiveram presentes neste evento o Embaixador de Portugal em França, José Augusto Duarte, o Cônsul-Geral de Portugal em Paris, Carlos Oliveira, e a Deputada da Assembleia da República Portuguesa, Nathalie de Oliveira.

José Augusto Duarte, que presidiu a cerimónia, felicitou os alunos pelo seu esforço, assinalando que “cada aluno é um exemplo inspirador para a estratégia partilhada de reforçar o ensino da língua portuguesa em França”. Exaltou, igualmente, a capacidade que estes alunos têm de “exercerem a sua cidadania francesa em paralelo com a portuguesa”, sublinhando que “é, de facto, possível ser um bom cidadão, em ambas as culturas, línguas, nacionalidades e identidades”.

A cerimónia realizou-se no esplêndido teatro de Yerres também com a participação do Maire desta cidade, Olivier Clodong, da Maire de Montgeron e Conselheira Regional, Sylvie Carrillon, do Presidente do Departamento da Essonne e da Communauté de l’Agglomération, François Durovray e de Martial Grenut Referente dos Diretores das escolas primárias do Val-de-Marne (94).

Os diferentes discursos proferidos salientaram a importância de promover o ensino da língua portuguesa em França para que a sua inclusão seja mais significativa nos currículos escolares do ensino francês. A necessidade da continuidade entre o primário e o collège foi também salientado.

A Coordenadora do ensino português em França, Isabel Sebastião, fez referência aos diferentes níveis de proficiência na aprendizagem do português e a Presidente da CCPF, Marie-Hélène Euvrard, referiu a importância dos pais responderem ao inquérito que vai ser distribuído este mês nas escolas primárias sobre o ensino do português.

O evento teve, igualmente, uma dimensão cultural que passou por momentos de homenagem ao poeta Eugénio de Andrade (cujo centenário se comemora este ano), contou com a animação musical da Tuna Feminina de Engenharia da Universidade do Porto (TUNAFE) e com as intervenções musicais de Alexandra Comnos e de Zoé Muraccioli.

Uma vez que o objetivo principal do evento é destacar o mérito dos alunos de Língua Portuguesa, a cerimónia foi apresentada por cinco alunas da Secção Internacional Portuguesa do Liceu Internacional de Saint-Germain-en-Laye.

Para a Coordenadora do ensino português em França, Isabel Sebastião, “foi, sem dúvida, uma tarde memorável que pretendeu valorizar e estimular os nossos jovens a prosseguirem os seus estudos em Língua Portuguesa”.

A cerimónia teve o apoio do Ministério dos Negócios Estrangeiros, através da DGACCP e do Instituto Camões, assim como do banco Santander.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]