CILCP organizou sessões de leituras em Lyon

[pro_ad_display_adzone id=”38158″]

O Centro Internacional de Língua e Cultura Portuguesa (CILCP) – anteriormente Instituto de Língua e Cultura Portuguesa – organizou no sábado passado, dia 1 de abril, um encontro entre os seus alunos e vários convidados no quadro do programa “Ler Consigo… Consigo Ler”. Cada um dos convidados apresentou o seu testemunho e leu obras literárias de língua portuguesa, contando os benefícios a serem tirados dessas leituras.

Este ano, o CILCP tinha quatro convidados: a professora Maria de Fátima e a representante da Agraf em Lyon, Jorge Campos reformado e colaborador do LusoJornal, e o Cônsul-Geral de Portugal em Lyon, André Cordeiro.

“Esta iniciativa deve-se ao nosso falecido Presidente da República, Jorge Sampaio, que pedia deste modo a divulgação da nossa cultura literária portuguesa através do mundo e principalmente nos locais escolares” disse na sua apresentação o Cônsul-Geral André Cordeiro.

Os convidados fizeram intervenções em vários níveis escolares, desde a primária ao oitavo ano, mas também nas turmas de adultos.

Na sua intervenção Jorge Campos apresentou o seu testemunho e leu também dois dos seus trabalhos sobre a tradicional Feira do Queijo da Serra, na região de Fornos de Algodres e um Conto de Natal. “Estou muito grato à Professora Rosa Maria Fréjaville por este convite, que se renova há vários anos. Eu tenho todo o prazer em comunicar aos mais jovens na nossa língua e o modo de vida como também a nossa cultura portuguesa” disse Jorge Campos.

“Nós somos de origem Caboverdiana, somos três irmãs e vimos aqui ao CILCP, já faz um ano, para aprendermos a falar o português. Estamos muito contentes com este dia que achamos muito interessante” disse Maria João.

O CILCP conta com uma equipa de cinco professores: Rosa Maria Fréjaville, que também é Diretora pedagógica, Helenilda Silva Rochedix, José Manuel da Silva Ferreira Marques, José Manuel de Oliveira Gonçalves e Maria de Fátima Oliveira.

A próxima atividade cultural agendada pelo CILCP terá lugar no mês de maio, com o grupo coral “Cantares da Terra” de Saint Etienne, dirigido por Manuel Mendes. O grupo vai apresentar canções tradicionais portuguesas de várias regiões de Portugal. O concerto está previsto na sala de conferências do Centro.

Desde o início do ano 2023 o Instituto de Língua e Cultura Portuguesa (ILCP) passou a chamar-se Centro Internacional de Língua e Cultura Portuguesa (CILCP). A Diretora Rosa Maria Fréjaville explicou que “como agora estamos a trabalhar muito pela internet, em teletrabalho, e para vários países da Lusofonia e da Europa, achamos por bem modificarmos o nome e assim faz mais sentido”.

CILCP

51 rue de Saint Cyr

69009 Lyon

Infos: 04.78.93.38.88

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]