Claude Rina Basílio «subiu» a «Adjoint au Maire» em Saint Jean de la Ruelle


No passado dia 10 de novembro, o Conselheiro municipal Claude Rina Basílio foi eleito “Adjoint au Maire” de Saint Jean de la Ruelle, perto de Orléans, e o Maire atribuiu-lhe os pelouros da cidadania e da juventude.

O jovem lusodescendente é Deputado municipal desde a eleição de 2008.

Filho de pai e mãe portugueses, mas nascido em França, o autarca de 35 anos sempre teve uma grande proximidade com Portugal.

Desde muito cedo, com apenas 10 anos de idade, começou a frequentar a Mairie, quando foi eleito pelos seus colegas da escola primária como membro do Conselho municipal dos jovens.

Os 20 anos foi convidado pelo Maire Christophe Chaillou – agora Senador do Loiret – para integrar a sua lista de autarcas. Foi, nessa altura, o mais novo dos autarcas lusodescendente de França.

“Ao longo dos meus mandatos, ocupei vários pelouros que sempre executei com muita dedicação” disse o jovem autarca ao LusoJornal. “Esta eleição honra-me muito, mas também me dá muita responsabilidade. Não é todos os dias que um “Maire-Adjoint” é eleito e muito menos com felicitações da oposição. Isso é a prova do respeito que existe, apesar das nossas discordâncias”.

Dos 9 “Adjoints au Maire” de Saint Jean de la Ruelle, Claude Rina Basílio é novamente… o mais jovem.