Clermont-Ferrand: Camponeses Minhotos cantaram as Janeiras

Por estes dias cantaram-se as “Janeiras de Porta em Porta” em toda a região do Puy-de-Dôme, anunciando o nascimento de Jesus, bem como a vinda dos Reis. Esta é uma tradição que um Grupo de membros da associação Os Camponeses Minhotos de Clermont-Ferrand quer manter bem viva.

A associação dos Camponeses Minhotos levou a cabo esta iniciativa entre os dias 10 e 19 de janeiro, como forma de reviver esta tradição.

As “Janeiras de Porta em Porta” consistem na proclamação de cantares ao Menino e aos Reis, por parte de um grupo de pessoas, acompanhadas por instrumentos tradicionais como é o caso da concertina, pandeireta e dos ferrinhos, à porta das habitações.

As Janeiras tiveram início na casa de João Veloso, Presidente dos Camponeses Minhotos. De seguida visitaram outras habitações marcando presença na missa dominical e ainda passando pela rádio Altitude este último fim de semana. Foram quilómetros e quilómetros percorridos pela região do Puy-de-Dôme.

As Janeiras significam para a Comunidade portuguesa de Clermont-Ferrand, “um tesouro de tradições, trazendo à memória, esta recordação de Portugal de outros tempos”.

Os associados da coletividade e não só, já estão habituados e esperam que o Grupo de Cantares entre pela casa dentro para cantarolar o anuncio do nascimento de Jesus, bem como a vinda dos Reis. No final, lá sai da boca de um elemento mais atrevido uma «chacota» como forma de pedir ou lembrar ao dono da casa que deverá dar uma recompensa ao grupo. Era assim antigamente e é assim que Os Camponeses Minhotos de Clermont-Ferrand mantêm a tradição.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]