Comité de Germinação entre Trévoux e Ribeira de Pena participou na Jornada Europeia das Artes


No fim de semana de 6 e 7 de abril, o Centro cultural da vila de Trévoux, no Rhône Alpes Auvergne, foi o palco de exposições culturais e de arte onde Portugal esteve em destaque com a apresentação do artesanato da região de Ribeira de Pena, nomeadamente Linho e relacionados, desde o cultivar até ao produto final, nomeadamente peças de roupa.

O Comité de Geminação criado para organizar eventos e intercâmbios entre a duas vilas, tem hoje cerca de 12 membros, onde se encontram elementos franceses e portugueses.

Em parceria com a “Communauté des communes” de Dombes et Valée-de-Sâone, foi organizada uma exposição que esteve patente ao público durante o fim de semana.

Uma Delegação vinda de Portugal, precisamente de Ribeira de Pena, composta por Cidália, Margarida e Daniel, este último funcionário da Câmara, que transportou via terrestre todos os artefactos para esta exposição onde se mostrava a utilidade do Linho em tempos remotos. Eram dadas ao público, que visitou a exposição, explicações sobre o cultivo e o tratamento do Linho, até à confeção, num tear, de peças de roupa, entre outras criações.

Na exposição também se podiam admirar colchas, mantas e bordados da região de Ribeira de Pena e uma exposição fotográfica e presencial da arte dos azulejos.

Ainda foi possivel admirar, nesta exposição, trabalhos feitos a partir de cubos de granito, conhecidos por “paralelos” com figuras geométricas e até esculturas. A empresa S.A.S. Ribeiro foi a criadora destas peças e expôs esta arte de construção bem portuguesa.

No sábado, houve lugar para o folclore, muito ativo em Ribeira de Pena, na salvaguarda dos usos, costumes e cultura tradicional, através da música e dos trajes. Foi convidado o grupo de folclore “Rio Lima Alto Lima” com os Bombos da associação de Caluire, sob a responsabilidade do Senhor Fernandes, que animou a tarde de sábado com danças e cantares, no recinto exterior da Médiathèque de Trévoux.

Ainda durante este dia foi proposto aos visitantes especialidades gastronómicas portuguesas e o famoso Vinho do Porto. Os mais novos participaram num “Atelier de confeção de Pastéis de Nata”.

A associação tem um programa para festejar o 50° aniversário da Revolução dos Cravos: No próprio dia 25 de abril, uma conferência e a projeção do filme “Capitães de Abril”, seguido de um debate, no Cinema de Médiathèque de Trévoux.

No sábado, dia 27 de abril, um serão de Fado vai ser organizado, com dois fadistas: Vanessa Ferreira e Pedro Calado, acompanhados pelos guitaristas Ricardo Martins e Bruno David na sala de Le Galet, em Reyrieux, a partir das 20h00.