Comité Sousa Mendes vai homenagear Jean-Louis Dias em Hendaye

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

 

O Comité nacional francês de homenagem a Aristides de Sousa Mendes vai homenagear esta sexta-feira à tarde o antigo Maire Adjoint de Hendaye, Jean-Louis Dias, que faleceu no passado dia 15 de dezembro, com 83 anos de idade.

A decisão foi tomada na última Assembleia Geral do Comité Sousa Mendes, em Bordeaux, onde Jean-Louis Dias foi considerado Membro de Honra do Comité, a título póstumo, e uma homenagem vai ser organizada esta sexta-feira, dia 11 de fevereiro, em Hendaye.

O Comité Sousa Mendes organiza naquela cidade uma Conferência – prevista há muito tempo – sobre “Os Estrangeiros na Resistência – o caso dos Portugueses”, cujo ciclo começou em Angoulême, em outubro, com intervenções dos historiadores Cristina Clímaco, Marie-Christine Volovitch-Tavares e Victor Pereira.

Reformado da função pública, Jean-Louis Dias nasceu em França, neto de portugueses que chegaram a França nos anos 20. Esteve na origem da geminação com Viana do Castelo e “era um grande amigo do Comité Sousa Mendes” disse ao LusoJornal, o Vice-Presidente Manuel Vaz Dias.

“A última ação pública de Jean-Louis Dias foi precisamente uma homenagem a Aristides de Sousa Mendes, no dia em que o antigo Cônsul de Portugal em Bordeaux teve homenagens no Panteão Nacional”, completou Manuel Dias Vaz.

Desta vez, é o antigo autarca de Hendaye que vai ser homenageado, na presença do Maire da cidade e de uma grande parte do Conselho municipal, assim como a viúva Jean-Louis Dias.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]