LusoJornal | Jorge Campos

Comunidade Caboverdiana festejou Sta. Catarina em Lyon

[pro_ad_display_adzone id=”41081″]

 

No sábado passado, dia 20 de novembro, na igreja da Paróquia de Minguetes, em Venissieux, na região de Lyon, a Comunidade caboverdiana festejou a sua padroeira Sta. Catarina. As cerimónias religiosas tiveram início pelas 15h00 e foram presididas pelo padre Álvaro Alves que veio de Aix-les-Bains, onde é Vigário Geral na Diocese de Chambery.

Todos os anos, por esta altura, a Comunidade reúne-se e organiza uma celebração litúrgica com procissão, seguindo-se depois uma programação profana onde a Comunidade e os convidados partilham uma refeição tipicamente caboverdiana.

“Já são muitos anos que nós organizámos esta festa, mas nestes dois últimos anos, por causa da Covid-19, não podemos. Então este ano os ‘Juízes’ que já tinham sido nomeados em 2019 decidiram organizar toda a festa” disse Fátima, uma das responsáveis desta festa de homenagem a Sta. Catarina.

Os ‘Juízes’ que foram nomeados para 2022 são Martinho Cardoso, Euriza Cardoso, Palmira e Zelinda. Receberam a benção para esta missão do padre Álvaro Alves. Certamente que vão estar à altura dos ‘Juízes’ deste ano, que foram Eric Ribeiro, Maria Sábado, Gisela e Maria Luísa “que eu felicito pelo trabalho e o sucesso desta festa, que aqui aconteceu hoje” concluiu Fátima.

Vários elementos do grupo coral português de Lyon ajudaram na animação litúrgica com vários cânticos.

“Eu sou Caboverdiano e venho da ilha de Maio, e agora estou em Aix-les-Bains onde sou o Vigário Geral. Tenho muitos contatos com a Comunidade portuguesa que por aqui vive e temos um projeto para que dentro de meses possamos planear celebrações em português na região de Aix-les-Bains” disse ao LusoJornal o Padre Álvaro Alves. “A Comunidade caboverdiana na região de Lyon é muito importante e fiquei feliz em saber que é habitual participarem em celebrações religiosas com a Comunidade portuguesa com quem têm a língua e certa cultura em comum”.

Existe uma Associação cultural e recreativa caboverdiana em Saint Fons (69), na região de Lyon, onde a Comunidade se reúne em bailes, espetáculos e jantares.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]