Conselheiro das Comunidades Jorge Campos visitou associações portuguesas de Clermont-Ferrand


No sábado passado, dia 17 de fevereiro, o novo Conselheiro das Comunidades Portuguesas eleito pelas áreas consulares de Lyon e de Marseille, Jorge Campos, deslocou-se à cidade de Clermont-Ferrand ao encontro da Comunidade portuguesa residente na capital da Auvergne e em particular do seu tecido associativo.

Durante este dia visitou várias associações, onde se apresentou e falou também da sua colega Emília Macedo, Conselheira, também ela eleita na mesma lista e nas mesmas áreas consulares.

O primeiro encontro foi com o “legendário” João Veloso, Presidente da associação Os Camponeses Minhotos. Durante a pequena reunião que se seguiu, o Conselheiro tomou nota dos problemas evocadas por João Veloso e pelo Vice-Presidente da coletividade, Paulo Alves.

“O nosso problema maior é o funcionamento do Consulado honorário e a sua vocação. Haveria muita coisa para fazer e dizer, não só nas questões de organização, mas também no acolhimento” disse Paulo Alves ao novo Conselheiro das Comunidades.

Paulo Alves elogiou também o trabalho do Presidente João Veloso, e a sua implicação a todos os níveis para ajudar a Comunidade com cerca de 35.000 Portugueses na região, e com uma história de mais de 80 anos. Já em 1940 havia muitos trabalhadores portugueses em Clermont-Ferrand, nomeadamente na agricultura e nos caminhos de ferro.

“Temos de destacar, pela positiva, a organização do ensino do português e da nossa cultura, aqui na cidade, a todos os níveis, desde a primária à universidade. E também posso dizer – e isto é de louvar – o ambiente de grande concórdia, camaradagem, amizade e ajuda mútua entre todos os Presidentes das 5 associações portuguesas na cidade de Clermont-Ferrand e seus arredores” disse Paulo Alves.

Acompanhado por João Veloso, que também foi, até às recentes eleições, Conselheiro das Comunidades Portuguesas, Jorge Campos visitou a associação Biblioteca Portuguesa, onde encontrou o Presidente Jorge Vaz, a associação Os Bem Unidos, cujo Presidente é Pascal Cerqueira e a Associação Portuguesa do Puy-de-Dôme, cuja principal atividade está relacionada com o futebol e cujo Presidente é Carlos Alves.

Todos agradeceram a visita do Conselheiro das Comunidades e também felicitaram João Veloso. Carlos Alves referiu mesmo que “é um exemplo para todos os Presidentes das associações portuguesas em Clermont-Ferrand”.

O acolhimento e a ajuda mútua entre os membros da Comunidade portuguesa são uma realidade muito visível. “Eu venho aqui à associação para encontrar um pouco de companhia, de carinho e poder falar e desabafar com os meus amigos. Atualmente estou reformado e sozinho há já uns meses. É deste modo que aqui encontro a companhia e a amizade que me dão de novo gosto pela vida” disse por exemplo António Soares.

Nesta visita, o Conselheiro das Comunidades também teve a oportunidade de encontrar alguns empresários em atividade e outros já reformados, mas que frequentam estes pontos de encontro associativos. Na troca de impressões, salientaram a falta de mão de obra especializada em vários setores, especialmente na construção, onde, na sua maioria, dos empresários estão estabelecidos.

Jorge Campos visitou Clermont-Ferrand acompanhado pelo Diretor dos escritórios de Lyon da companhia de seguros Império, Carlos Araújo.

“Fiquei agradavelmente surpreendido pelo clima de paz e de bom entendimento que reina entre os Presidentes e os aderentes de todas as associações portuguesas que visitei. Todas, menos uma – a do futebol – tinham neste sábado atividades, relacionadas com o Dia de S. Valentim, com cerca de 150 convivas, em média, cada uma, e onde certamente a festa durou até de madrugada” disse ao LusoJornal Jorge Campos.