Conselheiros das Comunidades eleitos em Lyon organizaram encontro com apoiantes e com o Deputado Paulo Pisco


O primeiro encontro de trabalho entre os Conselheiros das Comunidades Portuguesas eleitos nas áreas consulares de Lyon e de Marseille, pela lista MPM e os seus colaboradores, teve lugar na Associação portuguesa de Bron, na passada sexta-feira, dia 12 de janeiro.

Os Conselheiros Jorge Campos e Emilia de Macedo organizaram uma reunião de trabalho seguida de um jantar na associação portuguesa. “Hoje temos aqui connosco a maior parte dos apoiantes da nossa lista, que fizeram campanha para esta vitória final, onde dois Conselheiros foram finalmente eleitos. Os nossos objetivos são de termos, no terreno, junto da Comunidade, pessoas que nos ajudem a fazermos constatações reais das dificuldades que encontra a Comunidade no seu dia-a-dia” disse a Conselheira Emilia de Macedo. “Eu e o Jorge Campos vamos trabalhar na maior parte do tempo em dupla, e no final informaremos o Governo, a Embaixada e o Consulado, das nossas constatações”.

Esteve presente no jantar o Deputado socialista eleito pelo círculo eleitoral da emigração na Europa, Paulo Pisco, que felicitou os Conselheiros e toda a equipa de apoiantes, pela vitória, pelo trabalho e pela motivação.

Nesta reunião de trabalho foi apresentado o plano de comunicação dos Conselheiros, que já prepararam uma rede de ‘informadores” que vai cobrir todas as regiões das áreas consulares de Lyon e de Marseille. São dirigentes associativos, empresários e professores. “A utilização dos meios de comunicação, como as rádios locais, sejam elas em FM ou digitais, serão largamente utilizadas para se divulgar a informação que nos chegará dos Consulados e do Governo, chegando assim, junto da Comunidade” disse por seu lado Jorge Campos. “Hoje são cerca de quarenta pessoas que residem nas regiões de Bourgogne, Franche Conté, Rhône-Alpes, Occitanie, Provence, Côte d’Azur e na ilha da Córsega, que se disponibilizaram para darem todas as informações necessárias para que se obtenham sucessos finais”.

Jorge Campos disse ainda que vão ser organizadas reuniões telefónicas e presencias todos os três a quatro meses.

“Hoje já são conhecidos, na região de Lyon, vários casos sociais, como pessoas sem abrigo, com dificuldades de alojamento, e também de trabalho. Também há constatação de muita violência conjugal e infantil, onde a miséria cultural, educativa, e moral é muito presente. Dificuldades de integração social e linguística, destas últimas vagas de emigrantes que chegaram aqui à região de Lyon e que procuram ajuda nos meios associativos e outros” concluiu.

O Plenário do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) já está marcado para os dias 19, 20 e 21 de fevereiro, no Ministério dos Negócios Estrangeiros, na presença dos Conselheiros eleitos em novembro.