Conselho das Comunidades nomeou Conselheiros para outros órgãos consultivos portugueses


O Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) nomeou os seus representantes em diversos órgãos consultivos portugueses “ao abrigo de previsões legais vigentes”.

Paulo Marques (Conselheiro eleito em Paris, na foto) e Rui Barata (Conselheiro eleito em Strasbourg) são os dois novos membros do Conselho económico e social. Os dois membros suplentes são Manuel Coelho (Conselheiro eleito na Namíbia) e José Fernando Campos (Conselheiro eleito na Venezuela).

Paulo Marques já era membro do Conselho económico e social no mandato anterior.

Vítor Oliveira (Conselheiro eleito em Toulouse) é o novo membro do Conselho Nacional da Educação e tem como suplente Sandra Conceição Mano (Conselheira eleita na Grã-Bretanha). Pelo passado, já tinha sido membro deste Conselho nacional da educação o Conselheiro Amadeu Batel, eleito na Suécia.

No Conselho de opinião da RTP voltou a ser nomeado Paulo Marques (Conselheiro eleito em Paris) e desta vez tem como suplente Rui Barata (Conselheiro eleito em Strasbourg).

Para o Conselho da Diáspora Açoriana foi nomeada Márcia Vitória Sousa, tendo como suplente Manuel Bettencourt. Os dois Conselheiros foram eleitos nos Estados Unidos.

Para o novo Conselho consultivo da coordenação internacional de Segurança Social (CCSS) foram nomeados Beatriz Guedes (Conselheira eleita no Brasil) e António Guerra Iria (Conselheiro eleito na Suíça), sendo suplentes Vasco Abreu (Conselheiro eleito na África do Sul) e Carlos Rui Marcelo (Conselheiro eleito em Macau).

Para o Conselho consultivo da juventude foi nomeado Daniel Ferreira Loureiro (Conselheiro eleito no Canadá) e, enquanto suplente, Beatriz Guedes (Conselheira eleita no Brasil).

O Conselho das Comunidades Portuguesas também apresentou proposta para ocupar um lugar na Comissão Nacional de Eleições, “especialmente após as recentes alterações às leis eleitorais para as Comunidades” mas, por enquanto, sem resposta positiva.