Consulado de Bordeaux entregou Prémios aos vencedores do Concurso de Português

O Consulado-Geral de Portugal em Bordeaux realizou a VIII edição do Concurso de Português, em parceria com a Coordenação do Ensino Português em França / Instituto Camões.

O primeiro prémio foi atribuído a Justine Barros, de 9 anos, o segundo prémio a Rafael Fernandes, de 11 anos, e o terceiro a Louna da Cunha e a Amandine Fauché, ambas com 10 anos, estas últimas tendo reunido o mesmo número de sufrágios.

A Língua Portuguesa é a terceira Língua Europeia mais falada no Mundo e a primeira do Hemisfério Sul. Hoje estimada em 260 milhões, prevê-se que em 2050 mais de 350 milhões pessoas falarão Português. «Por essa razão, e porque é necessário que haja uma evolução no sentido de mobilizar cada vez mais os pais das nossas crianças para que inscrevam os seus filhos nas aulas de português, possibilitando desse modo, com esse argumento, a integração do ensino da nossa língua nas estruturas educativas dos países de acolhimento», e na continuidade do que foi feito nos anos precedentes, o Consulado-Geral em Bordeaux organiza este Concurso.

O público-alvo são as crianças com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos, alunos de português, residentes na área de jurisdição do Consulado português de Bordeaux.

Este Concurso de livre expressão infantil, cujo tema foi «A participação portuguesa na Grande Guerra» mobilizou muitos alunos, assim como toda a Comunidade educativa, permitindo abordar um facto da nossa história comum até agora ignorado pela maior parte.

Depois da deliberação do júri, constituído para o efeito, presidido pelo Cônsul-Geral Marcelo Mathias, realizou-se nos jardins do Consulado a cerimónia de entrega dos prémios aos vencedores desta VIII edição do Concurso. Os prémios foram oferecidos pelo Banque BCP e pela Caixa Geral de Depósitos, agências de Bordeaux, parceiros desde a primeira hora, «indispensáveis para a realização e o sucesso deste evento», e o Consulado insiste em «não esquecer o apoio precioso da Mairie de Bordeaux e do Comité Aristides de Sousa Mendes» que presentearam, para além dos premiados, todos os participantes nesta edição do Concurso de português.

Para animar a festa, o grupo de alunos de francês da professora Ana Torres apresentou uma peça de teatro para marcar o final do ano escolar.

«O objetivo deste projeto, que se iniciou há alguns anos atrás, que procura mais do que nunca incentivar o gosto pela aprendizagem da língua e cultura portuguesa, foi amplamente atingido, com a participação entusiasta de todos, sem esquecer o trabalho incansável dos professores» diz ao LusoJornal o Cônsul-Geral Marcelo Mathias.

O Consulado-Geral de Portugal em Bordeaux marca desde já encontro para a IX edição do Concurso de português de 2019.