LusoJornal / Tony Inácio

Covid-19: As associações portuguesas que necessitarem de apoio devem contactar os Consulados

Para além do concurso anual de atribuição de subsídios às associações portuguesas no estrangeiro, cujo resultado foi aliás divulgado recentemente no LusoJornal, a Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas anunciou ontem que haverá um “apoio excecional para as associações que possam estar em dificuldade, nós já recebemos alguns apelos nesse sentido”.

Berta Nunes disse que vão ser privilegiadas as associações com caráter social, de apoio aos grupos mais vulneráveis. “Se houver alguma associação que tenha dificuldades que necessite de apoios, vamos ter um apoio extraordinário para essas associações e será brevemente organizado”.

A Secretária de Estado falava ontem numa iniciativa organizada pelo Partido Socialista intitulada “Diálogos Digitais com as Comunidades” e referiu que “no concurso anual de apoio ao movimento associativo, a França é o país com mais projetos candidatos e com mais apoios. Quer dizer que é um movimento que está organizado, que trabalha bem com os Consulados e por isso consegue participar nestes concursos”.

Berta Nunes referiu também que “as associações da Comunidade portuguesa não são importantes apenas em França, mas também em Portugal” e deu como exemplo a ajuda que as associações têm dado aos Bombeiros Voluntários de Bragança. “Nós temos assistido a um apoio do movimento associativo francês até aqui em Portugal. Um bom exemplo é uma fundação que está a ser criada na zona centro por um empresário português em França cujo objetivo é apoiar a zona onde ele nasceu”.

As associações têm estado completamente encerradas e tiveram de anular os eventos que tinham previstos para esta altura do ano. Muitas têm-se queixado de estar em dificuldades económicas graves.

 

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]