Lusa / Paulo Novais

Cristiano Ronaldo apoia Franco-Senegalês contra o racismo

A 18ª jornada do campeonato italiano de futebol decorreu na passada quarta-feira 26 de dezembro. A Juventus de Cristiano Ronaldo empatou a duas bolas na deslocação ao terreno do Atalanta com um tento de CR7, enquanto o Inter de Milão derrotou por 1-0 o Nápoles do Franco-Senegalês Kalidou Koulibaly.

No entanto o jogo em Milão, no Estádio Giuseppe Meazza, não correu da melhor forma para Kalidou Koulibaly que foi expulso. Após um primeiro cartão amarelo aos 80 minutos, o defesa central franco-senegalês acabou por ser expulso com um cartão vermelho direto. A razão? Kalidou Koulibaly protestou contra os insultos racistas dos quais era o alvo. Tanto o defesa como o seu Treinador italiano Carlo Ancelotti pediram para que o jogo fosse suspenso: « Havia um ambiente estranho. Pedimos três vezes para suspenderem o jogo, houve três intervenções do speaker », afirmou o Técnico italiano.

No fim do jogo, e após o triunfo do Inter, o defesa do Nápoles reagiu nas redes sociais: « Estou desiludido pela derrota e ainda mais por ter deixado os meus irmãos. Mas orgulho-me da cor da minha pele. Orgulho em ser francês, senegalês, napolitano: homem », escreveu o jogador.

Depois do que aconteceu no encontro, várias personalidades reagiram, entre elas o internacional português e avançado da Juventus, Cristiano Ronaldo: « No Mundo e no futebol desejo sempre educação e respeito. Não ao racismo ou a qualquer ofensa e discriminação », escreveu a estrela do futebol português, em italiano nas redes sociais, e partilhando ainda uma foto ao lado de Kalidou Koulibaly.

Em reação à mensagem de CR7, o central do Nápoles respondeu nas redes sociais: « Obrigado, Cristiano. As tuas palavras estão certas. Espero que as coisas mudem um dia”, escreveu o internacional senegalês de 27 anos.

Recorde-se que Kalidou Koulibaly nasceu em Saint Dié-des-Vosges em França, foi formado no Metz e no SR Saint Dié, antes de sair para o Genk na Bélgica e depois para a Itália onde representa o Nápoles hà cinco temporadas. Kalidou Koulibaly foi internacional Sub-20 pela França antes de escolher o Senegal nos seniores.

O Inter de Milão, onde atua o internacional português João Mário, foi na quinta-feira punido com dois jogos à porta fechada, na sequência dos incidentes ocorridos no jogo de quarta-feira com o Nápoles. O encontro também foi marcado por incidentes entre adeptos, dos quais resultaram o falecimento de uma pessoa.

De notar por fim que na tabela classificativa a Juventus lidera com 50 pontos, enquanto o Nápoles ocupa o segundo lugar com 41 e o Inter de Milão está na terceira posição com 36 pontos.