Delegação de Ste. Consorce visitou Fornos de Algodres no quadro da geminação


Nos dias 22, 23 e 24 de março, o município de Fornos de Algodres, na Beira Alta acolheu uma delegação que se deslocou de Ste. Consorce, para festejar os 10 anos da assinatura do Protocolo de Geminação entre as duas localidades.

Na delegação francesa estava o Maire de Ste. Consorce, Jean-Marc Thimonier e o Presidente do Comité de Geminação, Pascal Didelet, além de outros membros do Comité de Geminação e habitantes de Ste Consorce, num total de 15 pessoas.

“Fomos, como já é habitual, muito bem recebidos pelo município e tivemos o prazer e a honra de participar nos eventos oficiais deste grande acontecimento que é a Feira do Queijo da Serra da Estrela” contou ao LusoJornal o Maire Jean-Marc Thimonier. “Apreciámos imenso o simpático acolhimento e também os passeios que fizemos nesta bela região da Beira interior”.

Na comitiva estavam também presentes o Presidente e o Vice-Presidente da Associação Cultural e Recreativa dos Jovens Portugueses de Lyon Oeste (ACRJPLO) respetivamente, Luís de Almeida e Serafim Pacheco, tendo também o papel de guias e intérpretes, sendo eles oriundos da região. “Visitámos alguns produtores de Queijo e também parte da nossa famosa região do queijo da Serra” explicou Serafim Pacheco.

.

O Presidente da Câmara municipal de Fornos de Algodres, Manuel Fonseca, o Presidente da Assembleia Municipal, Alexandre Lote, e alguns Vereadores vão deslocar-se a terras de Ste. Consorce, acompanhando elementos da Corporação dos Bombeiros Voluntários de Fornos. A viagem vai ter lugar no quadro das comemorações do centenário dos Bombeiros de Ste. Consorce, no sábado, dia 1 de junho.

“Em setembro também esperamos que uma outra delegação de Fornos de Algodres venha visitar a nossa cidade durante a Festa das Escolas” disse por seu lado Pascal Didelet.

No quadro do décimo aniversário da geminação, Pascal Didelet, falou de vários eventos e projetos existentes entre os dois municípios e também do estabelecimento rural de inserção profissional (MFR) sedeado em Ste. Consorce. Os alunos deste estabelecimento têm feito vários trabalhos em Fornos de Algodres, como o recondicionamento e criação de jardins e rotundas e a plantação de espécies florestais. Perto de nove estadias de 8 a 15 dias de trabalho, já tiveram lugar, onde os jovens alunos franceses da MFR travam conhecimento com o território e a população de Fornos de Algodres.

“Gostei muito de participar nesta viagem e foi a primeira vez que visitei Portugal. Esta bela região deixou-me uma grande vontade de voltar, pois apreciei muito a simpatia e o acolhimento das pessoas, para além das suas belezas naturais” contou ao LusoJornal Patricia, uma das participantes nesta viagem, residente em Ste. Consorce.

O Comité de Geminação também participou em várias reuniões de trabalho no município para fixar a agenda dos intercâmbios e encontros até ao fim do ano 2024.

A edição deste ano da Feira do Queijo da Serra da Estrela, à semelhança do ano passado, realizou-se no Pavilhão Gimnodesportivo de Fornos de Algodres e na área envolvente, uma vez que o Mercado municipal se encontra ainda em obras de restauro. Nestes três dias, milhares de pessoas visitaram o certame.