Deputado Paulo Pisco visitou a Comunidade portuguesa da região Rhône-Alpes-Auvergne

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

O Deputado Paulo Pisco, eleito pelo círculo eleitoral da Europa esteve esta semana, entre os dias 3 e 5 de abril na região Rhône-Alpes-Auvergne com uma agenda bem recheada de visitas e encontros com membros da Comunidade portuguesa, empresas e mundo associativo.

No primeiro dia, o Deputado português esteve em reunião com o Cônsul-geral de Portugal em Lyon, André Cordeiro, nas instalações consulares. “O encontro com o Cônsul-Geral foi muito positivo, com quem abordei o funcionamento do Consulado e falámos sobre a Comunidade na região. A boa notícia para a Comunidade – e para mim – é que neste posto, os tempos de espera para os atendimentos são em média inferiores a uma semana”.

Ainda neste dia esteve com Alfredo da Silva, fundador e Diretor da Radio Cap Sao, visitando os estúdios em Lyon. Esta rádio tem uma programação portuguesa, lusófona e latina e Alfredo da Silva explicou ao Deputado que a Cap Sao também já tem estúdios nos arredores de Lisboa, em Sobral de Monte Agraço. “O meu agradecimento ao Alfredo Silva pela troca de impressões sobre a rádio, que se expande cada vez mais” disse Paulo Pisco.

No fim do dia de segunda-feira Paulo Pisco foi ao encontro do bailarino e coreógrafo Tiago Guedes, atual Diretor da Maison de la Danse de Lyon, Codiretor da Bienal da Dança de Lyon e Diretor artístico da Bienal de Dança, que são dos eventos mais prestigiados a nível mundial nesta área.

Na terça-feira Paulo Pisco teve encontro com o Maire de Givors, Mohamed Bougellaba e com a autarca lusodescendente Isabel Fernandes, para trocar informações sobre a Comunidade que reside nesta região e também sobre a geminação com Vila Nova de Famalicão e os intercâmbios entre as duas localidades. “Foi uma troca de impressões muito rica sobre a cooperação com Portugal e sobre a presença portuguesa na região”.

Paulo Pisco visitou ainda a empresa “Hypertugal” e o seu restaurante “O Caseirinho”, “onde encontrei os seus funcionários que chegaram a França há menos de cinco anos”.

Já de tarde, o Deputado esteve com os jornalistas da Secção portuguesa da Euronews, onde apurou as dificuldades desta instituição informativa. Já em Feyzin “tive um jantar magnífico e muito importante” com a Associação Portuguesa desta cidade, e também com os membros da Secção do PS português de Lyon, assim como com duas Adjuntas da Mairie de Feyzin, Maria Ferreira e Beatrice Monet. “Estava presente toda a Direção recentemente eleita da ACPF. Foi um regresso aos bons velhos tempos, e com boas perspetivas de futuro” disse Paulo Pisco.

Nesta quarta-feira, o Deputado viajou até Saint Etienne onde deu uma aula aos alunos do Departamento de português do curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas da Universidade Jean Monnet sobre “A Diáspora Portuguesa”, a convite da professora Rosa Maria Fréjaville.

Pela tarde participou no almoço do Portugal Business Club da Loire, onde falou sobre as relações entre Portugal e a França e sobre a evolução do país em diversas áreas, como a educação, a ciência e a tecnologia, assim como sobre o esforço de desburocratização para tornar Portugal mais competitivo.

Paulo Pisco regressou a Portugal esta manhã, “satisfeito” com a sua passagem pela região de Lyon e deixou a promessa de muito em breve visitar de novo esta região, onde residem cerca de 180 mil Portugueses desde o início dos anos sessenta.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]