CDSPP / ISH

Deputado Telmo Correia questiona Governo sobre dificuldades sentidas nas Comunidades

O Deputado do CDS Telmo Correia questionou o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros sobre os apoios que estão a ser prestados às Comunidades portuguesas, nomeadamente depois de ouvir as declarações do Conselheiro das Comunidades Vasco Pinto de Abreu à rádio TSF.

“Algumas organizações portuguesas andam a distribuir bens alimentares e de primeira necessidade às famílias mais carenciadas. As dificuldades são muitas, há grandes diferenças sociais e já havia pessoas a passar fome” disse o Conselheiro das Comunidades numa entrevista à TSF no dia 9 de junho.

Vasco Pinto de Abreu é Conselheiro das Comunidades eleito na Africa do Sul e disse também que “a situação económica já não era famosa antes da chegada da pandemia, e agora agravou-se”, e que “os nossos comerciantes, os nossos portugueses que têm pequenos negócios como restaurantes ainda não puderam reabrir. Há um lar de idosos que também está a passar por muitas dificuldades”.

O Conselheiro das comunidades portuguesas referiu igualmente que o problema não é apenas da Venezuela, mas alarga-se a outros países como a França. “Eu sei que a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas está a preparar um plano de apoio a essas associações da Comunidade espalhada pelo mundo. Em contacto com os meus colegas do Brasil, dos Estados Unidos, da Venezuela, de França, noto que há muitas organizações a passar dificuldades”, e disse ainda esperar “que a ajuda venha rapidamente, senão várias associações, clubes e lares de idosos correm o risco de se extinguir”.

Face a estas declarações, “e porque o CDS entende que é dever do Governo português, nomeadamente por intermédio do Ministério dos Negócios Estrangeiros, acompanhar a auxiliar os cidadãos e as comunidades portuguesas que residem e trabalham no estrangeiro”, o Deputado Telmo Correia questionou o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, perguntando-lhe se já tinha conhecimento da situação e se confirma a veracidade das descrições. “O que é que está a ser feito para apoiar as Comunidades portuguesas que foram afetadas pela atual crise provocada pela recente pandemia?” pergunta Telmo Correia. “Que medidas e que ajuda tenciona o Governo adotar e fazer chegar às Comunidades portuguesas, e quando?”

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]25