Dia 08 de outubro, Dia Mundial da Dignidade


1910: São promulgados os decretos que põem fim aos domínios das ordens religiosas em Portugal, no âmbito da consagração do Estado laico.

1939: II Guerra Mundial. Adolf Hitler promulga a anexação da Polónia.

1961: O futebolista Eusébio estreia-se na seleção portuguesa e marca um golo no jogo com o Luxemburgo a contar para a eliminatória do Campeonato do Mundo de 1962.

1967: O guerrilheiro Ernesto “Che” Guevara é capturado na Bolívia. Foi um dos ideólogos e comandantes que lideraram a Revolução Cubana (1953-1959), que levou a um novo regime político em Cuba.

1992: O escritor português Vergílio Ferreira recebe o Prémio Camões, atribuído por um júri luso-brasileiro.

1992: Morre, com 78 anos, o estadista alemão Willy Brandt, presidente da Internacional Socialista, antigo chanceler alemão e resistente ao regime nazi. O Prémio Nobel da Paz em 1971 premeia o esforço de aproximação levado a cabo entre os dois blocos antagónicos.

1997: Começa, em França, o julgamento do ex-ministro Maurice Papon, acusado de colaboracionismo durante a ocupação nazi (1940-1944).

1998: O Prémio Nobel da Literatura é atribuído ao escritor português José Saramago, autor de “Memorial do Convento”.

1999: Milhares de pessoas assistem ao funeral da fadista Amália Rodrigues, no cemitério dos Prazeres, em Lisboa.

2004: O sorteio do Euromilhões passa a integrar as apostas realizadas em Portugal através da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

2004: Morre, aos 74 anos, Jacques Derrida, filósofo francês nascido na Argélia, fundador do Colégio Internacional de Filosofia, que presidiu até 1985.

2017: Morre, aos 87 anos, o ator Jean Rochefort, um dos rostos mais conhecidos do cinema francês.

2023: Portugal conquista a primeira vitória de sempre num Campeonato do Mundo de râguebi, ao vencer as Fiji por 24-23, em Toulouse, França.

.

Este é o ducentésimo octogésimo segundo dia do ano. Faltam 84 dias para o termo de 2025.

Pensamento do dia: “Deus é o silêncio do universo e o Homem é o grito que dá sentido a esse silêncio”. José Saramago (1922), escritor português, Nobel da Literatura.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Não perca

Dia 29 de maio, Dia Mundial da Energia

1922: Nasce o compositor, arquiteto e

Dia 28 de Maio: Dia Mundial da Saúde da Mulher

1871: Acaba a Comuna de Paris,