Dia 10 de março, Dia Internacional das Mulheres Juízes


1649: É criada a Companhia Geral de Comércio para o Brasil, que recebe o monopólio das transações.

1768: Nasce o artista plástico português Domingos Sequeira. Autor do quadro “Estudo para A Morte de Camões ou Os Últimos Momentos de Camões”, (1824).

1791: O Papa Pio VI emite o breve Quod aliquantum, uma condenação inequívoca da Constituição Civil do Clero de França.

1797: Restabelecimento do uso de papel selado em Portugal.

1826: Morre, com 58 anos, D. João VI. Tem início o governo da regência da infanta Isabel Maria.

1862: Primeira emissão de papel-moeda nos Estados Unidos. Começa a circulação das notas de cinco, 10 e 20 dólares.

1893: São estabelecidas as colónias francesas da Guiné e da Costa do Marfim.

1927: É fundada a revista Presença, “folha de arte e crítica”, em Coimbra por de José Régio, João Gaspar Simões, Branquinho da Fonseca e Edmundo de Bettencourt.

1932: Sigmund Freud publica “Introdução à Psicanálise”.

1946: Em Itália, as mulheres votam pela primeira vez em eleições locais.

1963: Amílcar Cabral, líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), afirma estar disponível para suspender a luta armada se Oliveira Salazar quiser solucionar o problema colonial.

1981: O escritor português Miguel Torga recebe o Prémio Montaigne, da Fundação Alfred Toepfer de Hamburgo.

1993: Primeiro julgamento de um padre católico, em Portugal. O padre Frederico Cunha é condenado a 13 anos de prisão pelo crime de homicídio de Luís Miguel Correia, de 15 anos, e pelo ilícito de homossexualidade com um menor. O presbítero acabaria por fugir da prisão.

1999: Morre, com 75 anos, o musicólogo português Luís Villas-Boas, pioneiro da divulgação do jazz no país, fundador em 1951, em Lisboa, do Hot Clube de Portugal.

2007: Morre, com 82 anos, Maria Manuela Margarido, poetisa são-tomense. Foi embaixadora de São Tomé e Príncipe em Bruxelas e junto de várias organizações internacionais.

2012: Morre, aos 74 anos, Jean Henri Gaston Giraud, desenhador e artista de banda desenhada francês, conhecido como Moebius, trabalhou com artistas japoneses de manga e co-produziu uma aventura do super-herói norte-americano O Surfista Prateado com Stan Lee, pai de grande parte das criações da Marvel.

2018: Morre, aos 91 anos, Hubert de Givenchy, costureiro francês, fundador da casa com o seu próprio nome. O Museu do Design e da Moda (MUDE), em Lisboa, detém exemplares de Givenchy, no seu acervo de alta-costura, entre os quais um vestido de ‘cocktail’, com uma túnica negra.

.

Este é o sexagésimo nono dia do ano. Faltam 296 dias para o termo de 2025.

Pensamento do dia: “Sair de prisões é entrar noutras diferentes das que se deixam”. Edmundo de Bettencourt (1899-1973), poeta português.