Dia 19 de março, Dia do Pai em Portugal


1434: D. Duarte concede uma tença anual a Fernão Lopes para redigir a Crónica Geral do reino e tomar o lugar de “guardador das escrituras” do Tombo.

1604: Nasce D. João IV.

1634: Morre, em Goa, o missionário jesuíta António de Andrade, 54 anos, primeiro europeu a atravessar os Himalaias e a descobrir as nascentes do rio Ganges.

1876: Reunião contra o Governo de Fontes Pereira de Melo, no Casino Lisbonense. A oposição propõe um processo criminal contra o Ministério.

1882: É colocada a primeira pedra na igreja da Sagrada Família, em Barcelona, projeto do arquiteto catalão Antoní Gaudí.

1933: O projeto de Constituição Política, de Oliveira Salazar, é aprovado em plebiscito, contando a abstenção como voto “sim”. O texto estabelece os fundamentos da ditadura do Estado Novo.

1963: A Argélia exige à França o termo das experiências nucleares no deserto do Saara.

2003: O ex-Presidente da companhia petrolífera francesa ELF, Loïk Floch-Prigent, assegura, no Tribunal Correcional de Paris, que a empresa financiara a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), com autorização do Presidente francês François Mitterrand.

2006: Morre, com 69 anos, Fernando Gil, filósofo português, autor de “La Logique du Nom” e “Mimesis e Negação”, Prémio Pessoa em 1993. O Governo português cria o Prémio Internacional em seu nome.

2012: Um tiroteio mata três crianças e o pai de uma delas à frente de colégio judaico em Toulouse, no sudoeste de França. O responsável pelo tiroteio é a mesma pessoa que uns dias antes tinha assassinado três paraquedistas de origem magrebina.

2013: Cerimónia de entronização do Papa Francisco, no Vaticano.

2014: A constituição do LIVRE como partido é aprovada pelo Tribunal Constitucional com a sigla L.

2023: Morre, aos 91 anos, Rui Nabeiro, empresário, presidente e fundador do Grupo Nabeiro – Delta Cafés. Foi presidente da câmara de Campo Maior. Agraciado pelo Presidente da República, Mário Soares, com o grau de Comendador da Ordem Civil do Mérito Agrícola, Industrial e Comercial – Classe Industrial, pelo reconhecimento de mérito empresarial e contributo ao desenvolvimento da terra e da região.

.

Este é o septuagésimo oitavo dia do ano. Faltam 287 dias para o termo de 2024.

Pensamento do dia: “Tem o tempo sua ordem já sabida. Mas anda tão confuso/ Que parece que Deus dele se esquece”. Luís de Camões (1524? – 80).