1567: Morre, com 47 anos, Estácio de Sá, fundou em 1565, a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
1720: No Brasil, é criada a capitania de Minas Gerais, que fica separada da de São Paulo, para a exploração das minas de ouro.
1756: São concedidos privilégios a criadores de bichos-da-seda, política acompanhada da plantação de amoreiras, para se limitar a importação do tecido e promover a produção.
1808: Invasões francesas. Junot limita o Exército português a cinco regimentos de infantaria: três de cavalaria, um batalhão e um esquadrão de caçadores.
1878: Adriano de Paiva Brandão, professor da Academia do Porto, publica o artigo sobre a telescopia, na base da transmissão de imagem à distância.
1909: No jornal Le Parisien é publicado o “Manifeste de Futurisme” (Manifesto do Futurismo), um movimento literário, artístico e político do italiano Emilio Filipo Marinetti.
1920: Morre, com nove anos, de gripe espanhola, Jacinta Marto, uma dos três pastorinhos que afirmou ter visto Nossa Senhora na Cova da Iria, em Fátima, Leiria.
1960: Morre, com 82 anos, o poeta António Correia de Oliveira, autor de “Verbo Ser e Verbo Amar”.
1974: Rebenta uma bomba no quartel-general português, em Bissau, na Guiné.
1975: Vasco Gonçalves, Rosa Coutinho, Melo Antunes, Pereira Pinto, Almada Contreiras, Costa Martins e Vasco Lourenço apresentam o projeto de institucionalização do MFA – Movimento das Forças Armadas.
1976: Morre, aos 88 anos, o jurista francês René Cassin, Prémio Nobel da Paz em 1968 pela sua participação na elaboração da Declaração Universal dos Direitos Humanos, presidente da Comissão das Nações Unidas sobra os Direitos do Homem.
1978: Morre, com 76 anos, o poeta e escritor Vitorino Nemésio Mendes Pinheiro da Silva, professor da Faculdade de Letras de Lisboa, autor de “Mau Tempo no Canal”.
2003: Morre, aos 95 anos, o escritor e ensaísta francês Maurice Blanchot, autor de “Au moment voulu” e “Le dernier homme”.
2008: A atriz Maria de Medeiros é nomeada “Artista da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para a Paz”, sendo a primeira portuguesa a alcançar tal distinção
.
Este é o quinquagésimo primeiro dia do ano. Faltam 314 dias para o termo de 2025.
Pensamento do dia: “Linguagem é sempre duplo sentido, alusão. Só os autossuficientes supõem que dizem o que querem e com todo o rigor. Não há tal”. Vitorino Nemésio (1901-78), escritor, comunicador e professor universitário português.