Dia 26 de abril, Dia Internacional em Memória do Desastre de Chernobyl

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

1607: O capitão John Smith chega a Cabo Henry, na Virgínia, para estabelecer o primeiro colonato inglês permanente na América.

1933: É criada a Gestapo, Geheime Staatspolizei – policia secreta do Estado, polícia política nazi, na Alemanha de Hitler, sob a direção de Hermann Goering.

1937: Guerra Civil de Espanha. Bombardeamento de Guernica pela força aérea alemã, de Hitler, ao serviço das forças de Francisco Franco.

1938: Holocausto. O regime nazi, de Adolf Hitler, confisca os bens de todos os judeus alemães.

1945: II Guerra Mundial. Prisão de marechal Pétain, Presidente do governo colaboracionista de Vichy, durante a ocupação nazi da França.

1965: É fundada a Rede Globo

1986: Desastre de Chernobyl. Um incêndio no reator IV da central nuclear da URSS causa centenas de vítimas e obriga a evacuação dos 135 mil habitantes da região.

2007: O ex-Presidente, Jorge Sampaio, é nomeado alto representante da ONU para o Diálogo de Civilizações, pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon.

2009: Canonização de Nuno Álvares Pereira. O Papa Bento XVI elogia, na saudação final da eucaristia, a generosidade de São Nuno, o Condestável, considerando-o exemplo de “igualdade fraterna” para a sociedade atual.

.

Este é o centésimo décimo sexto dia do ano. Faltam 249 dias para o termo de 2023.

Pensamento do dia: “A única coisa que torna possível a identidade é a ausência de mudança, mas ninguém acredita de facto que se seja semelhante àquilo de que se lembra”. Gertude Stein (1874-1946), escritora norte-americana.