Dia 28 de julho, Dia Nacional da Conservação da Natureza

Donativos LusoJornal


1131: É fundado o Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra, da Ordem de Santo Agostinho, base de apoio a Afonso Henriques, na fundação da nacionalidade.

1446: São publicadas as Ordenações Afonsinas, conjunto de Leis de Afonso V, que se toma pelo primeiro Código Penal português.

1750: Morre, aos 65 anos, o compositor Johann Sebastian Bach, em Leipzig, Saxónia, Leste da Alemanha. Nome maior da música europeia, a catalogação da sua obra revela, hoje, mais de mil peças repartidas pelos diferentes géneros do Barroco.

1794: Os revolucionários Robespierre, Saint-Just e Couthon são guilhotinados em Paris, um dia depois da recusa da Convenção pela Assembleia. Termina a política de Terror.

1887: Nasce o artista plástico francês Henri-Robert-Marcel Duchamp. Célebre pelas suas esculturas “ready made”, revelou-se em 1913, em Nova Iorque, com a apresentação da tela “Nu Descendo uma Escada II”.

1903: Greves operárias no Porto acentuam o clima de oposição à Monarquia. As paralisações começam pelos tecelões e estendem-se a outros setores.

1936: Guerra Civil de Espanha. As forças de Francisco Franco recebem os primeiros aviões enviados pela Alemanha nazi de Hitler e pela Itália fascista de Mussolini.

1996: Morre, aos 92 anos, Gabriel Dussurget, fundador do Festival Internacional de Aix-en-Provence.

2002: O ciclista norte-americano Lance Armstrong vence, pelo quarto ano consecutivo, a Volta à França em Bicicleta.

.

Este é o ducentésimo nono dia do ano. Faltam 156 dias para o termo de 2023.

Pensamento do dia: “Bom Deus, se a nossa Civilização se conseguisse manter sóbria durante dois dias, ao terceiro, morreria de remorso.” Malcolm Lowry (1909-57), escritor inglês.