Dia de Portugal foi comemorado ontem “com pompa e circunstância” no Palais d’Iéna

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]



Mais de 400 convidados assistiram ontem, no imponente hall do Palais d’Ièna, em Paris, com janelas para a Torre Eiffel, às comemorações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades portuguesas, organizadas pelo Embaixador José Augusto Duarte, e contando com a presença da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.

Pelas 16h00, foi prestada uma homenagem a Luiz Vaz de Camões, junto ao busto do poeta, na avenue Camoes, do outro lado do Jardin du Trocadero, com a deposição de uma coroa de flores e o momento ficou marcado com a atuação da Banda Filarmónica de Paris.

Duas horas depois, já no Palais d’Ièna – a sede do Conselho Económico, Social e Ambiental francês – José Augusto Duarte, com a esposa e os demais diplomatas em posto em Paris, acolheram os convidados.

Desta vez as comemorações não tiveram lugar na Embaixada de Portugal. “O que eu queria era ir ao encontro de mais Portugueses e isso só pode ser feito num espaço maior. A Embaixada é grande, mas não tem o espaço para acolher toda uma orquestra e toda a gente que aqui esteve hoje” explicou ao LusoJornal o Embaixador português.

Estavam presentes representantes do movimento associativo, agentes culturais, empresários, autarcas de origem portuguesa e praticamente, com poucas exceções, todos os Cônsules de Portugal em posto em França, mas também estavam os diplomatas dos outros países. “Queria convidar a nossa Comunidade, mas a nossa Comunidade em convívio com os políticos franceses, com a Administração francesa, com o corpo diplomático estrangeiro acreditado aqui”.

Para este evento, o Embaixador português teve de recorrer a três empresas que patrocinaram o Dia de Portugal – a Caixa Geral de Depósitos, a Fidelidade e a empresa Les Dauphins, de Mapril Baptista – e destacou este patrocínio no seu discurso.

A Ministra Elvira Fortunato salientou ao LusoJornal que é importante que o Governo português marque presença neste tipo de eventos. “É importante estarmos com os emigrantes que tão bem dignificam o nosso país. Acho que é uma iniciativa excelente. É a segunda vez que participo. No ano passado estive em Madrid, agora estou em Paris, com um gosto muito grande porque temos uma Comunidade de emigrantes portugueses muito grande e é sempre um gosto estarmos onde há muitos Portugueses” disse ao LusoJornal.

O momento alto da cerimónia foi a atuação da orquestra D. Fernando II de Sintra, conduzida pelo maestro Cesário Costa, num concerto com três momentos distintos: uma peça do compositor francês Camille Saint-Saëns, inspirada em Lisboa, “Une nuit à Lisbonne”, uma peça do compositor português Luís de Freitas Branco, “Suite Medieval”, e ainda uma obra de Mozart, “Concerto para Clarinete”.

Para interpretar esta composição de Mozart esteve presente Carlos Ferreira, músico português e primeiro clarinete da Orquestra Nacional de França. “Eu cheguei a França há 6 anos e é o primeiro Dia de Portugal em que posso participar” confessou ao LusoJornal Carlos Ferreira.

A insistência do Embaixador português fez com que o músico tivesse de anular um ensaio com a Orquestra onde toca. “Foi muito bonito, com uma orquestra portuguesa, com o Cesário Costa, que já que dirigiu quando eu era muito mais novo, quando tinha 15 anos e mais tarde quando tinha 19 anos, tinha aqui muitos ex-colegas meus do Conservatório” disse o músico português, lembrando também “uma obra de Saint-Saëns que apela a Portugal e com a minha peça, de Mozart, que não tem fronteiras, obviamente”.

Carlos Ferreira acabou por ser a “vedeta” do evento, sendo constantemente felicitado pela interpretação que fez e pelo percurso internacional.

Na sala estava também a Deputada portuguesa Nathalie de Oliveira, a Deputada francesa Christine Pires-Beaune, o antigo Secretário de Estado Carlos Gonçalves, o Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa Carlos Vinhas Pereira, o Presidente da Academia do Bacalhau de Paris Luís Gonçalves, a Presidente da Coordenação das Coletividades Portuguesas de França Marie Hélève Euvrard, os professores universitários José Manuel da Costa Esteves e Graça dos Santos, a coreógrafa Lídia Martinez, o Diretor da Rádio Alfa, Fernando Lopes, o realizador Ruben Alves, o Maire de Nanterre Patrick Jarry, entre muitos e muitos mais convidados.

Foi um momento agradável, o Embaixador José Augusto Duarte estava visivelmente contente com o resultado e foi amplamente felicitado pelos presentes.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]