Dj Jay Fee mostra a música portuguesa em Lyon

Jean-Philippe Matias Pinto, aliás DJ Jay Fee, nasceu em Lyon em 1982 e é lusodescendente. Os pais são originários de uma localidade do centro de Portugal, entre Coimbra e Leiria, mas vieram para a região de Lyon em 1966.

Desde muito cedo Jean-Philippe descobre a música e toda a sua diversidade. Aos 16 anos aceita o convite para animar um programa na rádio Pluriel, tornando-se um pioneiro nos programas de música afro-latina em Lyon, música cubana, salsa e merengue.

Foi nessa altura que encontrou o produtor Ludovic Hautevelle, empresário de sucesso e compositor profissional, fundador da «LH Sound Design». Juntos criaram programas de Dance Music (house, techno, trance) misturados integralmente com vinyl, entre os anos 1998 e 2004, tendo apoio das casas mais prestigiosas da cidade de Lyon, e também da imprensa escrita especializada, Dj, e lojas de discos.

Em 2004 começou a trabalhar a solo, com sons de House Music trabalhado com os softwares «Vibes» e «The After Show». A partir daí passou por outras rádios como Radio Canut em Lyon, e Gold House Music que o levou até Espanha: Barcelona e Mallorca.

Foi durante este período que deixou completamente de ser locutor de rádio, para se afirmar como Dj. Fez uma escolha musical muito apreciada pelos conhecedores, tendo sido convidado para festivais, incluindo convites para os USA, mas que acabou por não aceitar por falta de disponibilidade.

Nos anos 2000, tornou-se uma personalidade conhecida na área da «House underground» na cidade de Lyon.

Mas durante três anos, entre 2013 e 2016, Jay Fee consagrou-se à família e fez uma pausa musical.

Já no final de 2016, seguindo em paralelo com a sua vida profissional como gerente na área de restauração, Jean-Philippe teve um convite para integrar novamente uma equipa de animadores na rádio Pluriel, desta vez no programa «Raízes» sobre Portugal.

Foi uma nova aventura que começou, já que nunca tinha trabalhado com Portugueses e a cultura que tinha da música portuguesa era limitada. «Um ambiente maluco, mas que me agrada colaborando e prestando serviço à equipa com os meus conhecimentos relativamente aos equipamentos informáticos e de som».

Segundo Jay Fee «os meus companheiros da rádio – Patrícia Guerreiro, Carla Gamboa e Carlos Moreira – fizeram com que o meu gosto de Dj voltasse, e comecei de novo a trabalhar e a criar rapidamente um universo musical baseado numa cultura desconhecida até então».

Dj Jay Fee já realizou e produziu um CD de 80 minutos de Mix, com o título «Urbana Total 2017», e é uma mistura de música latina, dance music e música moderna lusófona.

«Urbana total» e «The Underground Social Club» são os dois projetos de podcast em que Dj Jay Fee está a trabalhar neste momento. E estão disponíveis nas redes sociais, todas as semanas novos sons misturados e re-misturados.

Dj Jay Fee também é o responsável pelo «Top de Raízes». Todas as semanas ocupa-se da pesquisa e compila as 5 canções mais ouvidas nas rádios em Portugal. A não perder todos os domingos no programa Raízes.

Para terminar, diz-nos ainda que esta participação num programa de rádio sobre Portugal e sobre a Comunidade portuguesa «é um ótimo trabalho que me permite estar completamente ligado à atualidade da música portuguesa e aos gostos das novas gerações. Eu não tenho ‘bagagem’ suficiente para garantir sucesso com música tradicional para as Comunidades portuguesas, mas posso criar e trazer uma imagem moderna de Portugal para o público francês» disse ao LusoJornal.

Dj Jay Fee vai-se destacando enquanto DJ. Preencheu a primeira parte do espetáculo de Tony José no Casino de Aix-les-Bains, com um grande convidado, o cantor brasileiro Marcus Machado. Passagem que deixou boas recordações.

A próxima data a marcar na agenda será o dia 2 de fevereiro de 2018, na Halle Tony Garnier, onde Jay Fee estará provavelmente presente no concerto de Tony Carreira, onde este festejará os seus 30 anos de carreira!