Lusa/António Cotrim

Eduardo Lourenço admite que IRS “talvez ajude” jovens emigrantes a regressar

O ensaísta Eduardo Lourenço considerou que a proposta de redução de 50% no IRS, avançada pelo Primeiro Ministro, não é suficiente, mas “talvez ajude um pouco” os jovens emigrantes a regressarem a Portugal.

“Suficiente não é. Talvez ajude um pouco. Suficiente… não quero que os jovens se movam unicamente por esse género de incentivos, mas enfim, podia ser pior”, disse Eduardo Lourenço à Lusa.

Na opinião de Eduardo Lourenço, o que deveria fazer com que os jovens emigrantes regressassem a Portugal seria “a necessidade objetiva que eles têm de encontrar um sítio, na pátria, em que eles reconquistem o seu direito de ser português a tempo pleno e inteiro”.

“Eles estão exilados, de algum modo, não é? São uma espécie de exílio. Esperemos que realmente as instâncias oficiais acabem com esses exílios desse género”, concluiu o ensaísta.

Na ‘rentrée’ do PS, António Costa, Secretário-geral do Partido e Primeiro Ministro, anunciou que o Orçamento do Estado de 2019 terá “incentivos fortes” para fazer regressar a Portugal quem emigrou entre 2011 e 2015, desde benefícios fiscais a deduções dos custos do regresso, como a redução de 50% no IRS.