Eleições no PS: José Luís Carneiro ganhou ‘naturalmente’ em Paris


O antigo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, venceu as eleições para Secretário-Geral do Partido na Secção do PS de Paris Île de France. A eleição teve lugar este sábado, dia 16 de dezembro, das 14h00 às 19h00, na Secção do PS francês Jean Jaurès, em Paris 19.

Participaram 22 militantes, tendo 14 votado em José Luís Carneiro, 5 em Daniel Adrião e 3 em Pedro Nuno Santos.

Nesta Secção foram apresentadas duas listas para eleger os Delegados ao 24° Congresso do Partido Socialista. Uma lista em prol de Daniel Adrião, apoiada por Gracinda Maranhão e Parcídio Peixoto e outra em favor de José Luis Carneiro apoiada por António Oliveira e Emília Ribeiro. Foram eleitos dois delegados da lista B: António Oliveira e Emília Ribeiro que vão participar no Congresso de 5, 6 e 7 de janeiro em Lisboa.

“A maioria dos militantes apoiaram José Luís Carneiro porque era o candidato que conheciam melhor. Foi um excelente Secretário de Estado e um bom Ministro da Administração Interna” explicou António Oliveira ao LusoJornal. “Foi graças a ele que o foi implementado o recenseamento automático que permitiu aumentar o número de recenseados no estrangeiro para 1,5 milhões”.

Na eleição para a Comissão Política das Mulheres Socialistas (MS-ID), as 7 mulheres que votaram na Secção do PS em Paris deram vitória à lista de Teresa Fragoso.

Pedro Nuno Santos foi eleito Secretário-Geral do Partido Socialista e candidato a Primeiro-Ministro, deixando para trás José Luís Carneiro, antigo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e atual Ministro da Administração Interna e Daniel Adrião.

“A Secção de Paris dá os parabéns ao novo Secretário-Geral, Pedro Nunes Santos e espera que ele venha a ganhar as eleições do 10 de março para que venha a concretizar as várias revindicações dos Portugueses no estrangeiro como a modalidade de voto, o atendimento nos Consulados, o ensino do português, etc.” disse ao LusoJornal António Oliveira, Secretário-Coordenador da Secção do PS de Paris – Île de France. “O novo Secretário-Geral pode contar com o nosso apoio”.

Na fotografia, para além de António Oliveira e Lurdes Rodrigues, está o filho de Manuel Tito Morais, primeiro militante da Secção, com Rafael Vilaça, um dos mais antigos militantes, assim como Parcídio Peixoto.