Eleições no PS: Vitória esmagadora de Pedro Nuno Santos em Metz


A Secção do Partido Socialista de Metz votou quase por unanimidade em Pedro Nuno Santos para Secretário-Geral do Partido, porque apenas 2 militantes votaram em José Luís Carneiro.

A eleição teve lugar no bairro histórico de Outre-Seille, no boulevard Maginot, bem conhecido dos Portugueses da Moselle.

Dois terços dos militantes da Secção participaram na eleição. A Secção de Metz tem 122 militantes inscritos e 94 dos quais votaram. “O contexto desta eleição foi particular, porque não estava prevista. Devia acontecer em março, num Congresso intercalar, mas é sempre um momento de mobilização” explica Nathalie de Oliveira ao LusoJornal. “Quando as Secções têm 10 ou 20 pessoas é mais fácil, mas quando tem uma centena é mais exigente… Tanto mais que tenho partilhado muito tempo com muitos Portugueses em todo o lado, e menos com os de Metz e da Moselle, mas participaram de maneira dinâmica, com vontade de participar neste capítulo e estou muito satisfeita”.

Dos 94 votantes, 92 seguiram o apelo da Secretária Coordenadora da Secção, Nathalie de Oliveira, atual Deputada pelo círculo eleitoral da Europa, apoiante da candidatura de Pedro Nuno Santos.

“Votamos no Pedro Nuno Santos porque, claro, fiz campanha” diz Nathalie de Oliveira, achando que o novo Secretário-Geral do Partido tem “o perfil, o caráter, é socialista e afirma-o”.

“Eu acho que o contexto é muito difícil, conturbado, com guerras quase às nossas fronteiras, com inflação, medo, enfim, está tudo reunido para um cenário sombrio e precisamos de líderes com as qualidades do Pedro Nuno Santos. Na base dos militantes do Partido Socialista havia uma vontade de apoiar alguém que não pensasse com coligações antes da hora e que não fossem contranatura, que falasse com as palavras que falou, deixando mensagens aos militantes, deixando já mensagens de pré-campanha para o país e parece que a Secção de Metz teve razão, acompanhou a dinâmica que está agora a festejar a vitória do Pedro Nuno Santos” congratulou-se a Deputada.

Relativamente às Mulheres Socialistas, votaram 46 mulheres da Secção de Metz, das 61 eleitoras inscritas. 43 votaram em Teresa Fragoso e 2 em Elza Pais. Houve um voto branco.

Ainda nesta eleição foram eleitos os dois Delegados ao 24° Congresso do PS: Nathalie de Oliveira e Hugo José Gil Lapinha.

“Temos agora um PS mais forte, no sentido de um compromisso agora assumido, que não seja só para votar em véspera de Congressos. Isso é motivo de confiança, de alegria, de orgulho e de compromisso meu, também” garante Nathalie de Oliveira, que acrescenta: “Que eu seja Deputada ou não, no futuro, fui toda a minha vida uma militante e a minha primeira causa política é a causa dos Portugueses a viver no estrangeiro”.

Pedro Nuno Santos foi eleito Secretário-Geral do Partido Socialista e candidato a Primeiro-Ministro, deixando para trás José Luís Carneiro, antigo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e atual Ministro da Administração Interna e Daniel Adrião.