Eleições para o CCP: Duas listas candidatas no círculo eleitoral Lyon-Marseille

Jorge Campos, aposentado, e o atual Conselheiro das Comunidades Manuel Cardia Lima, ambos de Lyon, são os dois cabeças de lista às eleições para o Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) no círculo eleitoral que integra os Consulados Gerais de Portugal em Lyon e em Marseilhe, que vai eleger três Conselheiros.

A lista “Mudar… para melhor” é liderada por Jorge Campos, que é o colaborar do LusoJornal em Lyon e também é o Secretário-Coordenador da Secção do Partido Socialista Português naquela cidade.

A lista integra ainda Emília Campos de Macedo, da associação portuguesa de Bron, o radialista Carlos Moreira, a professora universitária Rosa Queirós, Diretora do Departamento de português na Universidade Jean Monet de Saint Etienne e Diretora pedagócida do Centro internacional de língua portuguesa de Lyon, o músico e dirigente associativo de Saint Etienne Manuel Mendes e Maria de Fátima Ferreira, da Associação de Feyzin.

Quanto à lista “Em Defesa da Comunidade”, é encabeçada por Manuel Cardia Lima, há vários anos Conselheiro das Comunidades e antigo Presidente da Federação das Associações Portuguesas do Rhône-Alpes.

Da lista fazem parte Alexandra Custódio, gestora em Saint Etienne, que já foi Maire Adjointe daquela cidade, Américo de Jesus, empresário, Presidente da Academia do Bacalhau de Lyon, Céline Pires, de Clermont-Ferrand, o empresário Paulo Valentim dono de uma rede de supermercados portugueses e Maria do Céu Silva, de Montluel, implicada no ensino de português e nas festas em Honra de Nossa Senhora de Fátima daquela cidade.

O prazo para entrega das listas de candidatos acabou ontem, dia 6 de novembro e as eleições, por sufrágio universal, vão ter lugar no próximo dia 26 de novembro, presencialmente, no posto consular. Podem votar todos os Portugueses recenseados no estrangeiro.