Embaixador de Portugal visitou a área consular de Lyon

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

Na quarta-feira, dia 19 de abril, o Cônsul-geral de Portugal em Lyon recebeu a visita do Embaixador de Portugal em França, José Augusto Duarte, e organizou um encontro no salão nobre do posto consular com representantes da Comunidade portuguesa da região Rhône-Alpes-Auvergne e Bourgogne.

Estiveram presentes vários representantes do movimento associativo e alguns empresários. “O Senhor Embaixador é muito simpático e deixou-nos muitas explicações, dirigindo-se a vários grupos de pessoas presentes, em particular, e frisou sobretudo as questões relacionadas com o ensino” disse Maria de Lurdes, presente no encontro. “Ele convidou-nos a recorrermos ao ensino do português inserido no sistema do ensino francês para os nossos filhos e promovermos e transmitirmos os valores culturais que tem a nossa língua”.

Na reunião foi dito que a realidade é que, em vários pontos de França há um desinteresse dos pais, pois verifica-se que não há muitos alunos inscritos nas escolas. Por vezes os pais, ou não estão devidamente informados, ou não vêm o interesse dos filhos falarem português e terem a cultura portuguesa. Esta última geração de lusodescendentes, está muito integrada e assimilada na sociedade francesa, e Portugal e a sua cultura, para eles, é só, temporariamente – duas semanas anuais – como local de férias.

A representante do Instituto Camões em Lyon, Cristina Gertrudes, teve ocasião de informar o Embaixador José Augusto Duarte dos números dos inscritos atualmente na Universidade Lyon 2 onde leciona e é responsável. Os empresários falaram dos intercâmbios com Portugal, e os representantes do mundo associativo falaram muito das ações futuras onde também poderia ser promovida a cultura portuguesa.

Os representantes da associação Rádio Raízes apresentaram a ideia da criação de uma rádio FM, além da webrádio já existente, mas totalmente dirigida para a comunicação no seio da Comunidade portuguesa residente na região, sendo assim o veículo, hoje, mais adaptado para transmitir informação local.

Esteve também presente neste encontro o Conselheiro das Comunidades Portuguesas, Manuel Cardia Lima.

Foram também anunciadas as obras de remodelação dos locais do Consulado, mas ainda sem datas concretas para o início dos trabalhos.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]