ENTREVISTA: Sampaio da Nóvoa ao LusoJornal

Embaixador Sampaio da Nóvoa diz que o Dia Mundial da Língua Portuguesa deve ser “chamada de atenção”

O Embaixador de Portugal na Unesco, António Sampaio da Nóvoa, afirmou ontem que o Dia Mundial da Língua Portuguesa deve servir para “chamar a atenção” de que é preciso fazer mais pela promoção e projeção internacional do português.

“Podemos olhar para os dias mundiais como algo que é meramente simbólico ou podemos olhar para estes dias como um elemento que nos traz uma responsabilidade acrescida. Este dia é uma chamada de atenção de que precisamos fazer mais pela promoção e projeção internacional da língua portuguesa”, afirmou ontem António Sampaio da Nóvoa, em declarações à Lusa.

Sem possibilidade de celebrações na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em Paris, devido à pandemia de Covid-19, o diplomata português lembrou que o primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa foi celebrado ontem em todo o Mundo.

“É essencial lembrar que a Unesco e as Nações Unidas reconheceram o português como língua global, como grande língua da comunicação mundial, e é importante lembrar que apesar de não haver as tradicionais celebrações em espaços físicos, está a haver uma quantidade impressionante de iniciativas em todo o Mundo”, disse o antigo Reitor da Universidade de Lisboa.

Este dia mundial foi reconhecido pela Unesco no final do ano passado e entrou assim nos calendários oficiais das mais diversas organizações, apesar de antes já ser assinalado pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e todos os países lusófonos.

As mensagens e celebrações alternativas chegaram de todo o mundo lusófono com manifestações no Brasil, Angola, Cabo Verde ou Timor.

Para o ano, a esperança é que o português se aproxime cada vez mais do estatuto de língua oficial das Nações Unidas, embora o Embaixador reconheça que esse é um processo que pode levar mais tempo. “Claro que temos esse objetivo [que a língua portuguesa seja língua oficial das Nações Unidas]. Não será para o próximo ano, será daqui a alguns anos. […] É um caminho que vai demorar o seu tempo, mas é um caminho que este dia mundial ajudou muito a consolidar”, concluiu o diplomata.

O regresso às reuniões físicas na sede da Unesco pode acontecer já no final de junho, com uma reunião do Conselho Executivo, mas esta medida, tal como o regresso físico ao trabalho desta organização internacional, está condicionado pelas medidas de segurança impostas pelo Governo francês.

Apesar do Covid-19, António Sampaio da Nóvoa considera que a organização está “mais ativa do que há um ano” e que tem sabido responder à urgência da pandemia nos domínios científico, cultural e da educação.

A Unesco declarou, em novembro do ano passado, 05 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa, mediante proposta de todos os países lusófonos apoiada por mais 24 Estados, incluindo países como a Argentina, Chile, Geórgia, Luxemburgo ou Uruguai.

O português é falado por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes, ou seja, 3,7% da população mundial. É língua oficial dos nove países-membros da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) e Macau, bem como língua de trabalho ou oficial de um conjunto de organizações internacionais como a União Europeia, União Africana ou o Mercosul.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]