LusoJornal | Carlos Pereira

Estão abertas as inscrições para os cursos de português EILE para o próximo ano letivo

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

Estão abertas as inscrições para os cursos de português EILE (ensino internacional de línguas estrangeiras) para o próximo ano letivo (ensino primário). Começaram esta semana, “com muito atraso, devido à pandemia, mas finalmente estão a decorrer” confirmou ao LusoJornal a Coordenadora do ensino de português em França, Adelaide Cristóvão.

O Diretor da escola deve distribuir a todos os alunos as fichas de inscrição nos cursos EILE. Há 4 línguas que são propostas, entre elas o português. Os pais preenchem a inscrição que entregam ao Diretor da escola.

Quando terminam as inscrições, os Diretores transmitem-nas à Inspeção da Academia que reagrupa e organiza tudo para depois decidir quais as escolas onde vão ter lugar os cursos e com quantas turmas (em função do número de alunos).

“Só depois, as várias Inspeções transmitem à Coordenação do ensino que escolas selecionaram para o curso ter lugar e com quantos alunos” diz Adelaide Cristóvão. “Normalmente dão continuidade às escolas que já estão a funcionar, caso elas continuem a ter inscritos, mas podem propor a abertura de mais cursos de português. É por esta razão que o curso pode não ter lugar na escola que o aluno frequenta mas, numa outra escola pertencente à mesma Inspeção”.

O Estado Português coloca os professores. A Coordenadora do ensino português afirma que o Instituto Camões “tem vindo a aumentar todos os anos o número de professores, são 96 no ano letivo em curso, para assim ir dando resposta, na medida do possível, às inscrições que aumentam de ano para ano” diz ao LusoJornal. “Um sinal do empenho dos pais em transmitir a língua e a cultura portuguesas e a noção de que o português é uma língua de oportunidades”.

Apesar de o professor de português ser colocado pelo Instituto Camões, os cursos EILE são um dispositivo do Ministério da educação francês e, por esta razão, é o Diretor da escola que faz as inscrições.

Em agosto, quando a rede de cursos estiver aprovada e publicada em Diário da República, a Coordenação do Ensino publica AQUI a lista dos cursos de português que irão ter lugar a partir de setembro. Os pais podem consultar a lista que estará ordenada por departamento e saber assim onde terão lugar os cursos mais próximos da sua residência. Poderá ser na escola do aluno ou noutra pertencente à mesma Inspeção.

 

[pro_ad_display_adzone id=”38158″]